Nova Friburgo sem IFF

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 13 de março de 2024

Nova Friburgo foi preterida e o Instituto Federal Fluminense da Região Serrana será na cidade vizinha de Teresópolis. O anúncio feito pelo Governo Federal contempla 100 novos institutos tecnológicos no país, dos quais seis no estado do Rio de Janeiro. Além de Teresópolis, foram escolhidas São Gonçalo, Magé, Belford Roxo e a capital com dois (Complexo do Alemão e Cidade de Deus).


Bons tempos

Outrora prestigiada, Nova Friburgo não vem tendo destaque no cenário atual. Nos anos 2000, também no Governo Lula, Nova Friburgo ganhou a UFF, que assumiu a antiga Faculdade de Odontologia e recebeu também um Cefet, ambos em pleno funcionamento. A UFF ampliou o número de cursos, para além da odontologia tem Ciências Biomédicas e Fonoaudiologia. O Cefet ampliou seu espaço e além de cursos técnicos e universitários, conta com ensino médio.


IFF em Cordeiro

O município vizinho de Cordeiro também será indiretamente beneficiado pelos anúncios federais de expansão do ensino profissionalizante. O IFF instalado no Parque de Exposições será federalizado, com a promessa de ampliação dos cursos ofertados. No entanto, não foi anunciado o prazo para que a medida ocorra.

 


Cadê o Centro Tecnológico anunciado?

Vale lembrar que em junho de 2021 foi anunciado com bastante pompa pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, e pela Prefeitura, um Centro Tecnológico, em Nova Friburgo, de um total de oito pelo Estado. Houve até visita dos políticos ao terreno onde seria instalado, na altura do Córrego Dantas. Ficou só no anúncio. O terreno segue lá e o Centro Tecnológico friburguense nunca sequer foi prototipado.        


Devaneios

À época, as autoridades afirmavam que o Centro Tecnológico de Nova Friburgo contaria com ensino profissionalizante da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), o ensino a distância do Cecierj, além de cursos de inovação e tecnologia da Faperj. Os cursos teriam foco na agricultura familiar, no polo têxtil, metal-mecânico e inovação. O silêncio dos que fizeram o anúncio posterior à não vinda do Centro Tecnológico, diz tudo.  
 

 

2º lugar nacional

Uma aluna do Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira, conquistou o prêmio nacional MTP/RJ. Nathany Martins Gomes ficou em 2° lugar no concurso do Ministério Público do Trabalho, na categoria Conto. Como premiação, ela foi agraciada com medalha, certificado e ainda um tablet. 


Prêmio 2024

O prêmio é voltado para alunos de escolas públicas e consta de várias etapas entre a seleção e premiação dos melhores trabalhos sobre trabalho infantil, profissionalização do adolescente e segurança e saúde nas escolas. O projeto MPT na Escola 2024 já começou e abrange estudantes do 4° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Os alunos de toso o país podem concorrer nas categorias: Conto, Desenho, Música e Poesia.

 


Câmeras proibidas

A plataforma de aluguéis temporários Airbnb anuncia que a partir de 30 de abril não vai mais permitir câmeras no interior das hospedagens listadas em sua plataforma. Segundo a empresa, a medida se estende a espaços externos com maior risco de exposição da privacidade do hóspede, como chuveiros e saunas. É uma determinação global, para todos os países onde a empresa atua.


Privacidade

As normas atuais permitem que os donos das acomodações possam instalar câmeras em áreas de convivência comum, como salas e corredores, desde que os aparelhos não sejam escondidos. Além disso, a presença de câmeras deve estar sinalizada no anúncio. Como a maioria dos anúncios não informa a existência de câmeras de segurança, a empresa espera que a nova política afete apenas um grupo seleto de anunciantes. As mudanças vieram após consulta com usuários da plataforma, donos de imóveis e especialistas em privacidade.


Intimidade preservada

De vez em quando, há denúncias de locadores sobre câmeras escondidas em espaços íntimos. A plataforma já proíbe isso, mas com a medida espera deixar ainda mais claro que não será tolerada  a colocação de câmeras de segurança no interior ou o monitoramento de quaisquer espaços internos de um imóvel, incluindo espaços comuns de anúncios de quartos privados. O mesmo vale para hotéis e pousadas.


Banimento

Quanto a punições, a empresa diz que tomará medidas contra quem violar a regra, o que pode levar até à remoção da acomodação na plataforma. Anúncios e anfitriões podem ser suspensos durante uma investigação, e o Airbnb disse que pode trabalhar ao lado de autoridades policiais, se necessário.


 

Friburguense

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro manteve apenas um time tendo acesso da segundona para a elite, no entanto, com dois rebaixados para a terceirona. E é isso que neste momento mais interessa ao Friburguense. Há expectativa de mudança para 2025, com dois times caindo da primeira para a segunda e dois subindo de 2025 para 2026. No entanto, isso só será definido em novembro, com o Estadual de 2025. O sonho do Friburguense é voltar para a segundona neste ano, mas para tanto, terá que passar pelo calvário da terceira.


A segundona

Enquanto a terceirona só começa em setembro, a segundona teve a tabela sorteada nesta semana, com início marcado para 18 de maio e término em 17 de agosto. Com exceção da 5ª rodada, todos os jogos acontecerão aos fins de semana. O regulamento é o mesmo da Primeira Divisão, todos contra todos em turno único, com os quatro primeiros passando às semifinais. 


A terceirona

O mesmo regulamento deve nortear a Terceirona, que no momento tem dez clubes, ao invés dos doze previstos. Goytacaz e Barra da Tijuca pediram licença de um ano. Voltam na quarta divisão em 2025. No regulamento da segundona, uma pista de que a terceirona terá 12 participantes, há previsão de no caso de desistência por licença ou punição desportiva ou administrativa, automaticamente a vaga será preenchida pela(s) melhor(es) classificada(s) da divisão inferior. Neste caso, as vagas abertas por Goytacaz e Barra da Tijuca devem ser preenchidas por Bonsucesso e Zinzane.   


Vaga na Copa Rio

O mesmo entendimento se aplicaria à Copa Rio, competição mata-mata que dá vaga no Brasileiro da Série D ou na Copa do Brasil. Desta forma, o Friburguense deve herdar uma das vagas conquistadas por Barra da Tijuca e Goytacaz, 3º e 4º respectivamente na Terceirona do ano passado. O Friburguense terminou em 5º e não teria direito de participar da competição. A Copa Rio tem início previsto para agosto.  


Combate à manipulação de resultados

Outro ponto importante e inovador, que deve ser aplicado também na terceirona, já antecipado pela coluna desde o ano passado, diz respeito à manipulação de resultados. A Federação prevê punições severas: a associação condenada definitivamente por manipulação de resultado, além e independentemente das sanções disciplinares, será automaticamente desfiliada e impedida de processo de refiliação por cinco anos, além de multa no valor de R$500.000, ainda que a condenação ocorra após o término da competição. 


Clubes terceirizados

Além dos órgãos de controle externos, a Federação terá uma empresa de integridade comprovada para fazer análises e em caso de suspeita enviará à Justiça Desportiva e também à Justiça Comum. O placar ficará ainda em suspenso. O regulamento também prevê, pela primeira vez em um campeonato da FFERJ, a condição de clubes que terceirizam seu futebol. Será obrigatória a apresentação do vínculo, o que não representa que a instituição estará salva das punições, em caso de manipulação de resultados, mesmo com gestor fora dos quadros associativos do clube.      


Formatada

O Friburguense, portanto, já conhece 9 dos seus 11 adversários na luta para retornar à segundona: Paduano, Pérolas Negras, Macaé, São Gonçalo, Nova Cidade, Belford Roxo, São Cristóvão e provavelmente, Zinzane e Bonsucesso. A competição será completada pelos dois times que serão rebaixados da segundona. O sonho: subir para a segundona do ano que vem, com campeão e vice subindo à elite, em 2026, e claro, voltar a uma competição nacional, em 2025, em caso de título ou vice da Copa Rio.   

 


Homenagem

Não poderíamos terminar a coluna de hoje sem prestar uma homenagem à família Ruiz, em memória do querido Sílvio Ruiz. Empreendedor, festeiro e apaixonado por Nova Friburgo, Sílvio Ruiz ou apenas Seu Sílvio, foi uma das pessoas mais decentes que essa cidade já teve. Criador do Bloco das Piranhas, da Banda da Predial, teve seu último carnaval em fevereiro passado, mesmo já adoentado. Mas era para ele, a sexta de carnaval, um dos dias mais celebrados junto da família, amigos e desconhecidos. Acolhedor, conseguiu passar esse legado aos filhos e netos, garantindo por mais gerações a tradição que inventou. Seus empreendimentos seguem firmes e destacam Nova Friburgo como um polo imobiliário e da construção civil. À toda querida família Ruiz, aos amigos da Predial, nosso reconhecimento por ter em Nova Friburgo alguém que ajudou e iluminou tanto essa cidade, com bom exemplo, força do trabalho e visão de quem sempre enxergava além.        


 

Palavreando

“O cronista é um colecionador. Não de botons, tampinhas de cerveja ou de selos. Também. Mas coleciona histórias, dessas catadas nas calçadas, nos campos de lírios, na festa das ruas, no murmurinho das multidões que podem ser de duas, três ou mais pessoas e até cães e gatos”.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.