Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Máfia do cigarro
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
Nova Friburgo é um dos 47 municípios fluminenses que não estão no mapa da máfia do cigarro. Trata-se de um negócio de bilhões que nos últimos cinco anos, segundo dados do Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), deixou de pagar, só em impostos, mais de R$ 2 bilhões só no Estado do Rio de Janeiro. Os municípios mais próximos em que a máfia atua são Petrópolis e Teresópolis. Todo o restante da Região Serrana ainda se vê livre do problema que envolve policiais, extorsões, sequestros, assassinatos, entre outros crimes.
Fabricação nacional
Antes, os maços eram contrabandeados do Paraguai. Hoje, os bandidos falsificam em território fluminense. Uma mega operação deflagrada nesta semana teve buscas contra suspeitos para tentar esclarecer o crime do furto de uma máquina de fabricar cigarros de seis toneladas que sumiu da Cidade da Polícia.
Fábricas pelo estado
As investigações apuraram que o grupo teria movimentado mais de R$ 45 milhões com negócios ilegais. Foram cumpridos 125 mandados de busca e apreensão em Duque de Caxias e Campos dos Goytacazes, além da capital. São fábricas de cigarro espalhadas em pontos estratégicos, possivelmente de propriedade de mais de uma pessoa ou grupo.
A história
A marca Gift já era vendida ilegalmente no Rio – contrabandeada do Paraguai e rendendo milhões aos responsáveis pelo crime. Para ter o monopólio da venda ilegal, a máfia do cigarro no Rio passou a falsificar os cigarros em fábricas próprias. Nestes locais, a mão de obra era inicialmente paraguaia – para que os cigarros mantivessem a qualidade daquele país. Mas a fabricação hoje já é feita por brasileiros.
Esquema com bancas de jornal
Após produzirem os cigarros, a máfia obriga donos de bancas de jornal e comerciantes a venderem o produto falsificado, o que já ocorre, portanto, em 45 dos 92 municípios fluminenses. Os bandidos fiscalizam constantemente os pontos de venda.
Futebol no meio?
O principal suspeito, o presidente da escola de samba Salgueiro, Adilsinho, fundou em 2010, o Barra da Tijuca, que no ano passado terminou o Estadual da Terceira Divisão em 3º lugar, à frente do Friburguense. Foi o adversário do Tricolor da Serra na estreia da competição, empate de 2 a 2, resultado que foi essencial para tirar o time de Nova Friburgo das semifinais. Adilsinho, além de fundador, também atuou como jogador e batedor oficial de pênaltis do time.
Cidades empreendedoras
Volta Redonda foi eleita a Cidade Empreendedora no reconhecido prêmio Sebrae Prefeituras Empreendedoras. Nova Friburgo não venceu em nenhuma categoria. Da região, destaques para Cordeiro, vencedora na categoria Empreendedorismo na Escola e Teresópolis, vencedora na categoria Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo.
Outros vencedores
Macaé venceu em Compras Governamentais; Paraty em Empreendedorismo Rural; Saquarema em Governança Territorial; o Rio de Janeiro em Inclusão Produtiva; Paracambi em Sala do Empreendedor; São Gonçalo em Sustentabilidade & Meio Ambiente e Vassouras em Turismo & Identidade Territorial. Ao todo, 42 municípios do Estado do Rio de Janeiro se inscreveram com 72 projetos na primeira etapa fluminense. Os vencedores agora vão para a etapa nacional do prêmio, que acontecerá no dia 11 de junho, em Brasília.
Carnaval 2025
Pontapé inicial dado para a folia do ano que vem, que acontecerá no final de fevereiro. A Liga das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo (Liesbenf) terá eleições para sua nova diretoria. A Liga é responsável por parte da organização do carnaval e pela apuração, que nos últimos anos, sempre teve polêmicas. As chapas podem ser inscritas até o dia 7 deste mês e a eleição está prevista para o dia 15.
Eleições da Liga
Para a realização do pleito, foi constituída uma comissão, com a responsabilidade de garantir a transparência e a legitimidade do processo. Compõem a organização da eleição Lorraine Frotté Cordeiro, Marlon Henrique Estanislau e Tatiano Augusto. As chapas inscritas serão ou não homologadas até o dia 11. No dia 15, às 19h, na sede da Liga ocorrerá a votação por parte de seus membros, independente de se formar uma chapa única. Espera-se que a futura direção consiga sanar os recorrentes problemas na apuração.
Tour guiado
(Foto: Carlos Pereira)
Cheia de memórias e histórias da antiga fábrica, o Espaço Arp desenvolve a partir deste sábado, 6, o retorno do Tour Guiado. A atividade gratuita, cujas inscrições devem ocorrer com antecedência, vai passear pelas instalações contando a história centenária da antiga fábrica, apresentando itens que são verdadeiras relíquias, a arquitetura do local e ainda levará os visitantes a uma experiência exclusiva de conhecer o subsolo que integrava toda parte industrial da antiga Fábrica de Rendas.
Festa Ploc
(Foto: Divulgação)
“Minha Época era Melhor" é o tema da festa que pretende retornar não só os anos 80 e 90, mas a febre que foram as chamadas festas Ploc dos anos 2000. Neste sábado, 6, a partir das 21h, no Jardim Natureza, o evento para todas as idades pretende trazer essa nostalgia, com os renomados DJs Cris K e Luidy e a banda Millennials que subirá ao palco em dois sets recheados de rock nacional, hits internacionais e aquela sequência alto-astral de sucessos da infância.
Criança outra vez
Além da música, os organizadores prometem muitas surpresas, guloseimas, brindes e brincadeiras como a guerra de cotonetes inflável, tudo para todos se sentirem crianças outra vez. Na estrutura ainda terá praça de alimentação com pipoca e algodão doce à vontade, além de food truck. O evento está sujeito a lotação e a classificação é para maiores de 18 anos. A produção e realização são da Optiz Eventos.
O retorno
A festa marca o retorno do empresário André Philipe Tafuri ao mercado do entretenimento e produção de eventos. André fundou, em 2000, junto aos seus sócios Wellison Breder e Cristiano Wilhelmi, a Friweb. Em 2001, os sócios iniciaram com a produção de eventos, criando sucessos como as festas A Noite do Flagra!, Curtição Ilimitada, Geração 90, Guerra dos Sexos e Gostosura ou Travessura?
Nostalgia
E o fim de semana friburguense promete mesmo ser de nostalgia. No mesmo dia, 6, às 23h, a Festa Alternative, sucesso entre o público LGBQTIA+, faz edição especial sobre os anos 2000. Com decoração temática, os DJs prometem sets de pura lembrança, além de fotos de Polaroid de brinde, fliperama e locais instagramáveis.
Despedida
(Foto: arquivo pessoal)
A coluna não poderia deixar de registrar o falecimento do estimado professor Francisco Duarte Moura Neto. Ele foi diretor geral, professor e atuou muitos anos no Instituto Politécnico do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ/Uerj), em Nova Friburgo. Figura emblemática e respeitada na área da matemática aplicada interdisciplinar em todo o Brasil, foi um dos mais atuantes nas defesas da ciência e tecnologia nacional e da Uerj no município. O funeral está previsto para esta sexta-feira, 5. Nossos sentimentos aos familiares, alunos, ex-alunos e colegas do universo acadêmico.
Palavreando
“A saudade, o ciúme e o amor fazem parte da nossa gene coletiva, cujos DNAs são também transmitidos por A VOZ DA SERRA. Testemunha dos feitos de seus filhos famosos e anônimos, eternizados por suas páginas em crônicas, notícias e artigos que resistem à ideia de ser apenas digital. ”.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário