Recuperação empregos

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 20 de março de 2024

Depois de um dezembro de desemprego, saldo negativo de 468 vagas, Nova Friburgo recuperou parte do seu estoque e apresentou saldo positivo de 317 vagas no primeiro mês deste ano. Foram 1.872 admissões para 1.555 desligamentos. Com relação ao mesmo mês do ano passado, Nova Friburgo também teve um resultado melhor. Janeiro de 2023 apresentou saldo negativo de 129 vagas. 

Melhor janeiro

Em janeiro de 2022, Nova Friburgo também apresentou saldo negativo, 50 vagas a menos. Já janeiro de 2021, números bastante semelhantes aos deste ano. Naquele ano, Nova Friburgo teve desempenho de 307 novos postos de trabalho.

Indústria e construção civil

A indústria foi a principal responsável pela alta neste início de ano, com 140 vagas. Destaque ainda para a construção civil, 125 novas vagas. Apenas a agricultura teve perda de emprego, 6 no total. Janeiro não teve o impacto da chamada dos aprovados do concurso público realizado pela Prefeitura, que já deve começar a aparecer nos meses de fevereiro e março. Os números de fevereiro só devem ser divulgados no início de abril.

6º do Estado

Se em dezembro passado, Nova Friburgo foi o 4º em desemprego entre os municípios do Estado, em janeiro, foi o 6º em emprego. Segundo o Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego) do Ministério do Trabalho, do Governo Federal, Nova Friburgo ficou atrás apenas de Seropédica (2.542), Rio de Janeiro (1.473), São Gonçalo (1.344), Niterói (665) e Volta Redonda (336), na criação de empregos.

Macuco no negativo

Já na parte inferior, São João de Meriti foi o campeão em demissões, 1.179 vagas a menos. O vizinho Macuco foi o vice-campeão em desemprego, com 717 vagas a menos. Destaques negativos ainda para Rio Bonito (-550), Duque de Caxias (-507) e Nilópolis (-354). 

 

Fake News

Por mais que se fale, as pessoas seguem sendo enganadas e compartilhando fake news. Além de causar prejuízos à honra, pode levar a violência e até a perda de vida. E não só de humanos. Nesta semana, Nova Friburgo viu ser compartilhada nas redes sociais uma informação falsa que coloca em risco uma espécie animal já ameaçada de extinção. 

Criatividade para o mal

Junto a imagens de uma mulher com cortes profundos no corpo, um áudio replicou a informação de que a causa dos ferimentos teria sido um ataque de onça, no bairro de Debossan. O fato é que o caso sequer era em Nova Friburgo, mas no Estado do Pará e sequer o ataque foi feito pelo animal, mas pelo próprio filho da vítima após uma discussão. O agressor estaria embriagado no momento do ocorrido e com uma faca deu diversos golpes em sua mãe, que teve ferimentos graves. 

Alerta

O homem foi preso e vai responder por tentativa de homicídio. A vítima foi encaminhada ao hospital e se recupera dos ferimentos. Difícil entender, como alguém pode criar uma mentira do nada, apenas no intuito de assustar as pessoas e ainda colocar em risco um animal que nada tem a ver com a história. Vale ressaltar que espalhar notícias falsas, tanto quem cria como quem compartilha, é passível de responder pelo ato criminalmente, correndo até risco de prisão. Com a proximidade do período eleitoral, em que se aumenta consideravelmente as redes de desinformação — fica o alerta.

 

Janela eleitoral

Por falar em período eleitoral, o calendário tem uma das suas datas mais importantes até o dia 6 de abril. Seis meses antes da eleição é o prazo para quem quer se candidatar ser filiado a um partido político. O mesmo prazo vale para a descompatibilização de possíveis candidatos que estão nomeados em cargo de confiança em órgãos públicos e que são ordenadores de despesa. 

Prazos

Quem não é ordenador de despesa pode sair três meses antes das eleições. Já para vereadores de mandato, o prazo para troca partidária, sem perda do mandato, não incorrendo em infidelidade partidária, a data limite é 5 de abril. Os movimentos são olhados de perto pelo mundo político, pois sinaliza quem serão os candidatos aos cargos em disputa no dia 6 de outubro: prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Vereadores

Cada partido devidamente organizado pode lançar até 22 candidatos a vereador, ou seja, as 21 cadeiras disponíveis mais um. Devem respeitar, no entanto, o mínimo de 30% para mulheres. Ou seja, uma chapa completa deve ter pelo menos 7 mulheres. As federações partidárias, instituídas em nível nacional, são mantidas na esfera municipal. As federações funcionam como se fosse apenas um partido e também seguem a limitação de no máximo 22 candidatos.

20 de julho a 5 de agosto

Vale ressaltar que no momento todos são pré-candidatos. As candidaturas só valem a partir das convenções que escolhem os candidatos, previstas para os últimos dias de julho e os primeiros dias de agosto. Ainda pelo calendário oficial, 6 de abril é o prazo final para que os interessados em participar das Eleições 2024 troquem o domicílio eleitoral para o município que desejam concorrer.

 

Título a partir dos 15

Jovens que queiram tirar o primeiro título de eleitor devem iniciar sua inscrição pelo Autoatendimento Eleitoral até 8 de abril. Vale ressaltar que é obrigatório a partir dos 18 anos, mas que a partir dos 16 já se pode tirar o título de eleitor. Não é preciso ter 16 anos completos para tirar o título no prazo final de inscrição, mas para poder fazê-lo tem que ter 16 anos completos até o dia 6 de outubro, data de votação do 1º turno.

Regularização

Para quem não pretende ser candidato, o dia 8 de maio é o prazo final para regularizar possíveis pendências no título ou mesmo fazer a sua inscrição. Daí em diante, até 5 de novembro, fica suspenso o recebimento de solicitações de alistamento, transferência e revisão eleitoral, seja no fórum ou pela internet.

 

Número de eleitores

O número de eleitores aptos a votar no dia 6 de outubro será divulgado pela Justiça Eleitoral no dia 20 de julho. Atualmente, Nova Friburgo tem 155.481 eleitores registrados. A maior fatia do eleitorado friburguense é formado por mulheres: 82.402 ante 72.959 eleitores do sexo masculino. 120 eleitores não têm o gênero informado. 

Eleitorado envelheceu

A maioria dos eleitores friburguenses, segundo consulta à Justiça Eleitoral, de números até o dia 7 de março, tem idade entre 45 e 59 anos: 40.213, o que representa quase 26% do total. A segunda faixa etária com mais eleitores tem entre 35 e 44 anos, 28.866, seguida da faixa entre 25 e 34 anos, 26.491. 

Juventude desinteressada

Os friburguenses mais jovens parecem um tanto desinteressados em votar. Daqueles que não são obrigados a tirar o título de eleitor, entre 15 e 17 anos, somam apenas 560 inscritos. Já entre 18 e 20 anos são 5.040 eleitores. Segundo o último censo do IBGE, a faixa etária possui 11.293 habitantes em Nova Friburgo. Isso quer dizer que metade dessa faixa etária não tirou o título de eleitor, quando poderia opinar no voto sobre os destinos de sua cidade.           

Não há 2º turno

Confusão bastante comum é sobre a realização de 2º turno nas eleições friburguenses. Caso o 1º colocado não atinja a marca de 50% dos votos mais um, o 2º turno acontece nas capitais e em cidades com mais de 200 mil eleitores. Observe-se: eleitores e não habitantes. Portanto, atingir a marca de 200 mil habitantes não daria aos friburguenses a chance de eleições em dois turnos. Nova Friburgo tem atualmente, 189.939 habitantes e 155.481 eleitores.

 

 

Pitty e CPM 22

Chegou a hora de celebrar o rock nacional, com dois dos seus maiores expoentes. Nova Friburgo recebe neste sábado, 23, CPM 22 e Pitty, em uma só festa. Trata-se da festa Genesis Rock, programada para o Nova Friburgo Country Clube, a partir das 21h. Completando as atrações tem ainda o talento friburguense Gio Aguilera. 

 

 

Palavreando

“Já nasci e morri para tantas coisas. Renasci para tantas outras. Quando arrogante — se atento — tento morrer para renascer menos vaidoso. Quando angustiado, tento sobreviver o quanto for possível, mas se tiver que morrer para renascer com outras possibilidades não receio”.

 

Se até o pato observa e admira o céu de outono de Nova Friburgo, celebremos também a chegada da nova estação.

 

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.