Oitentão jovem e atual

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

sexta-feira, 01 de junho de 2018

Hoje é dia

  • da Imprensa
  • Nacional Contra os Incêndios Florestais
  • Mundial do Leite

O dia

Em 1º de junho de 1938, o Super-Homem, herói dos quadrinhos, foi lançado na revista Action Comics. A criação é do escritor Jerome Siegel e do desenhista Joseph Shuster. Superman ganhou séries e desenhos na televisão e faz sucesso nas telas dos cinemas.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Para reduzir diesel, governo onera exportador e corta no SUS e educação
  • Gastos com militares durante paralisação deve chegar a R$ 193 milhões
  • ONU recebe alerta de que Faixa de Gaza está à beira de uma guerra
  • Desinteresse de clubes pelo Brasileirão preocupa CBF
  • Após 23 anos de casa, Hermano Henning processa SBT e pede R$ 20 milhões

Palavreando

Quem perde a capacidade de se indignar perde também a ternura de olhar nos olhos do próximo.

Oitentão jovem e atual

Muitos me perguntam porque sou tão fã do Superman. O herói dos quadrinhos e do cinema completa 80 anos de criação hoje, 1º. Ao longo desse tempo, o herói mudou bastante. Já teve rosto mais bruto, já teve cueca sobre a calça, já teve seu escudo com o famoso S redesenhado inúmeras vezes, já morreu, renasceu e continuará morrendo e renascendo no imaginário de todos. Ainda que a estética mude e até seu roteiro, algo se mantém intacto ao longo desses 80 anos: sua essência.

Essa essência é o que me cativa no Superman. Nela, o sonho de ser humano. Esse desejo o torna mais humanos do que os próprios humanos. Com todos os seus superpoderes e sua quase imortalidade, a kriptonita se torna fichinha ao destacar essa humanidade como sua maior fraqueza, mas também o seu maior poder. Superman tem ainda nessa imortalidade o complexo debate interno de se ver obrigado a sobreviver aos que ama. Portanto, é um super-herói com muita filosofia no seu cerne que serve de estudo para tentar entender o mundo e nós mesmos.

Até porque, há muito do cristianismo no Superman e alguns autores tratam dessas semelhanças ou inspirações em suas teses. Se não bastasse, Superman e Clark Kent, serve à psicologia, quando tratamos de nossas identidades na psicanalise. Superman é um retrato imutável de nós mesmos através do tempo. Essa essência é o que o diferencia dos demais heróis e o torna tão propenso a ser amado pelas crianças e pelos adultos. Superman é e sempre será o maior herói de todos os tempos, independente dos equívocos que o colocam, especialmente, no cinema. Independente de modismos, Superman, por sua essência, jamais ficará fora de moda!  

Friburguense

Ansiedade de marcar gols e vencer se tornou a principal preocupação da comissão técnica com os jogadores do Friburguense. O time ainda não pontuou na Série B e o quadro faz com que a tática e técnica percam destaque para os fatores psicológicos. Durante a semana, a conversa foi priorizada para que o time consiga alcançar a tão desejada primeira vitória.

Matemática

A oportunidade surge neste sábado, 2, às 15h, quando a equipe visita o Duque de Caxias. Nenhum time do grupo do Friburguense conseguiu obter 100% de aproveitamento nas duas rodadas iniciais. Demonstração de equilíbrio e de que apesar de ainda não ter pontuado, com duas vitórias seguidas, a equipe entra na zona de classificação.

Ponto facultativo no Estado

Repartições públicas do estado não abrem nesta sexta-feira, 1º. Diferentemente de outros feriadões, o Detran também não abrirá neste fim de semana. No entanto, o órgão informa que não haverá expediente em nenhum dos postos de vistoria, habilitação, identificação civil, as Ciretrans devido à manutenção no banco de dados. Dessa forma, o teleatendimento também não funciona.

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.