A VOZ DA SERRA não mente

Prefeito publicou um vídeo chamando o jornal de mentiroso. Até a publicação da primeira matéria, Nova Friburgo não estava contemplada no Programa Limpa Rio
quarta-feira, 25 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Print: Vídeo/Redes Sociais/Johnny Maycon)
(Print: Vídeo/Redes Sociais/Johnny Maycon)

Nesta terça-feira, 24, o prefeito Johnny Maycon, publicou um vídeo em suas redes sociais chamando o Jornal A VOZ DA SERRA de mentiroso. O assunto em questão é sobre a contemplação de Nova Friburgo no Programa Limpa Rio Comunidade, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que está promovendo a dragagem do Rio Bengalas, no trecho entre o bairro Duas Pedras e o distrito de Conselheiro Paulino.

No dia 26 de setembro, A VOZ DA SERRA, após denúncias de leitores que moram em Conselheiro Paulino, publicou uma reportagem sobre o risco de enchentes com acúmulo de terra e mato.

Com base em um release enviado pelo Governo do Estado à imprensa, Nova Friburgo não constava na relação de cidades contempladas pelo programa de dragagem. A redação do jornal, em contato com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), fez as seguintes perguntas e obteve a seguinte resposta: 

Perguntas 

  • Por que o município ficou fora do programa?

  • Quando foi feita a última ação nos rios de Nova Friburgo?

  • Há alguma ação marcada para a cidade, antes do verão, quando as chuvas se intensificam?

Resposta do Inea

“O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informa que, atualmente, desenvolve projeto com recursos do Governo Federal, para Drenagem Urbana e Controle de Erosão Marítima e Fluvial, com canalização do Rio Bengalas, em trecho não contemplado em intervenções executadas anteriormente.

No momento estão sendo realizados estudos para outras intervenções, cujos projetos já foram elaborados e aguardam aprovação da Caixa Econômica Federal para liberação do recurso.

Cabe ressaltar que o Inea realizou, entre 2013 e 2018, intervenções visando o controle de inundações, mitigação dos efeitos das enchentes e recuperação ambiental dos principais rios da Região Serrana do Rio, dentre eles, o Rio Bengalas, em Nova Friburgo. A intervenção compreendeu a canalização de trecho deste rio, além do calçamento, urbanização das margens e desapropriações de construções irregulares na beira deste corpo hídrico. Em 2021, o órgão ambiental estadual executou o desassoreamento em 650 metros do curso hídrico.”

Inclusão do município foi após reportagem 

Ou seja, até o momento em questão, Nova Friburgo não estava contemplada no Programa Limpa Rio Comunidade. 

No dia 11 de outubro, Johnny Maycon anunciou em suas redes sociais, o início do serviço de dragagem do Rio Bengalas em parceria com o Governo do Estado, por meio do Programa Limpa Rio. 

Divulgamos tal fato relatando que Nova Friburgo foi incluída no programa de dragagem após a matéria realizada anteriormente, em setembro. O atual prefeito, em suas infelizes falas, entre piadas com o nome do jornal, ainda chamou o jornal A VOZ DA SERRA de mentiroso alegando ter uma “série de provas”. 

A questão é que, em setembro, até a publicação da nossa primeira matéria, Nova Friburgo não estava contemplada no Programa Limpa Rio, conforme também podemos provar com prints de mensagens trocadas com o Inea e com o release enviado pelo Governo do Estado, informando que Nova Friburgo não constava entre as cidades listadas.   

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: