Quem passa pela Avenida Roberto Silveira, no distrito de Conselheiro Paulino, fica preocupado com a proximidade do período de chuvas. É que, nesse trecho o Rio Bengalas está tomado por terra e mato, reduzindo o leito e podendo provocar enchentes. A VOZ DA SERRA esteve ontem no distrito e constatou a situação denunciada por leitores.
“Há partes onde o estreitamento do leito, causado por ilhotas e mato alto é tão grande, que quase não se consegue mais ver o leito do rio”, relatou uma leitora, observando que “a situação é preocupante, pois a temporada de temporais se aproxima”, observa outro leitor.
A solução é desassorear o leito com a remoção do excesso de terra. Mas, Nova Friburgo não está contemplada na operação de dragem de rios, do Governo do Estado, através do Programa Limpa Rio Comunidade, que, só no primeiro semestre deste ano, já atuou em 300 rios e canais em 31 municípios fluminenses. A investida já removeu 49 mil metros cúbicos de resíduos em mais de 118 quilômetros de extensão de leitos. A última ação de desassoreamento de rios no município foi em 2021, em 650 metros de leito.
Em nota, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), responsável pelo Limpa Rio Comunidade, informou que está desenvolvendo um projeto com recursos do Governo Federal, para drenagem urbana e controle de erosão marítima e fluvial, com canalização do Rio Bengalas, em trecho não contemplado em intervenções executadas anteriormente. O Inea informou ainda que, “no momento estão sendo realizados estudos para outras intervenções, cujos projetos já foram elaborados e aguardam aprovação da Caixa para liberação do recurso.”
O órgão lembrou ainda que realizou, entre 2013 e 2018, a canalização de trecho do Rio Bengalas, além do calçamento, urbanização das margens e desapropriações de construções irregulares nas margens.
O Limpa Rio Comunidade
Promovido pela Secretaria estadual do Ambiente e Sustentabilidade e pelo Inea, o programa Limpa Rio Comunidade visa mitigar as inundações decorrentes do transbordamento desses cursos d’água, promovendo melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas.
O Limpa Rio Comunidade surgiu porque o programa Limpa Rio, que originalmente utiliza maquinário para o trabalho, tem dificuldade de acesso com os equipamentos aos locais que necessitam do serviço. Por isso, a iniciativa envolve a comunidade local para recolher, reduzir e, em alguns casos, eliminar o descarte de resíduos de rios e canais. Além dos rios, o Limpa Rio Comunidade realiza também a desobstrução de bueiros para melhorar o fluxo e escoamento de água nas áreas urbanas.
Deixe o seu comentário