Voluntários e entidades de defesa animal criam campanha sem precedentes

Cuidadora adoece e dezenas de cães e gatos precisam de adoção urgente em Friburgo
quarta-feira, 10 de junho de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)

Em agosto de 2018, A VOZ DA SERRA publicou extensa reportagem, com vídeo (relembre aqui), mostrando o drama enfrentado pela protetora de animais Valéria Lima, que cuidava sozinha de centenas de cães e gatos em um sítio praticamente em ruínas em Amparo, de onde estava sendo despejada. Na época, o jornal chegou a ajudar Valéria a fazer uma vaquinha online para angariar recursos.

Quase dois anos depois, no entanto, a situação só piorou. Valéria, que na época já lutava contra um câncer, teve seu quadro de saúde muito agravado nos últimos dois meses. Sem ter a quem confiar os animais, ela deixou de fazer a cirurgia que tanto precisava. Segundo amigos, há cerca de dez dias ela já não conseguia mais se levantar nem andar. Hoje se encontra hospitalizada, em estado gravíssimo. 

Retirada do sítio muito a contragosto e levada para a casa de uma amiga, já que até o fim se recusava a abandonar os animais que um dia já foram abandonados e encontraram com ela um novo lar, Valéria agora precisa mais do que nunca de ajuda. Mas, hoje, já nem consegue pedir.

"Questão humanitária"

Coube a uma rede de voluntários ligados a entidades de defesa dos animais em Friburgo a missão de articular uma campanha sem precedentes na cidade, ao longo da última semana, em busca de  qualquer tipo de ajuda - adoção responsável, ração, medicamentos, serviços veterinários - para cerca de 60 cães e 40 gatos remanescentes. Muitos deles são idosos e estão doentes, mas todos estão sendo cuidados graças a esta rede de solidariedade.

A Subsecretaria do Bem-estar Animal (Subbea) está fazendo a triagem dos animais para adoção, segundo os voluntários.

"Trata-se de uma questão humanitária. Valéria praticamente deu a vida por esses animais", diz a amiga Emilene Imbroise.

Dura história de vida

Aos 65 anos, a  cuidadora de tantos seres abandonados está agora, ela própria, em situação de abandono. Nos últimos anos, ninhadas inteiras eram deixadas junto ao velho portão de madeira do sítio, onde Valéria mora  desde 2011, quando perdeu sua casa na tragédia. Na casa em Córrego D’Antas  levada pela enxurrada, morreram 26 cães. Os seis sobreviventes mudaram-se com ela para o sítio, um canil abandonado no fim de uma estrada de terra íngreme e esburacada, numa localidade chamada Morro das Contas, entre o Alto do Catete e o Parque das Flores.

Ex-auxiliar de enfermagem e ex-instrumentadora cirúrgica, Valéria só conseguiu desembaraçar sua aposentadoria no último ano. Até então, vivia da ajuda de amigos.

Como ajudar:

  • Janaina: (22) 99943-1912
  • Luane: (22) 99876-4656

A campanha tem conta no Instagram e página no Facebook. Os gatos estão sendo doados pela Confraria Miados e Latidos. Abaixo, galeria de fotos com alguns dos cães para adoção. 

 

LEIA MAIS

Próxima etapa da campanha, no dia 17, será voltada para gatos, adultos e filhotes

Convivência com o ser humano perdura há mais de dez mil anos

No total, 1.200 esterilizações serão realizadas a custo zero para o tutor

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: ação social | PET