Esta sexta é Dia Mundial do Cão. Já acariciou o seu?

Convivência com o ser humano perdura há mais de dez mil anos
sexta-feira, 26 de agosto de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

Em alusão ao National Dog Day (do inglês, Dia Nacional do Cachorro), comemorado nos Estados Unidos em 26 de agosto, instaurou-se o Dia Mundial do Cachorro, a fim de ampliar o debate sobre os direitos dos cães e sobre os maus-tratos e abandono que muitos ainda sofrem. A comemoração também trata de temas como adoção, castração e avanços que a Medicina Veterinária alcançou no passar dos anos com relação aos caninos.

O cão tem servido ao homem em diversas situações e essa convivência perdura há mais de  dez mil anos, seja como guarda, seja como guia, seja como caçador, seja como controlador de roedores, entre outras atribuições. Por serem inteligentes e versáteis, estima-se que o QI dos cães está numa escala mais elevada em relação a outras espécies.

Acredita-se também que, por terem sido domesticados, os cachorros possuem uma relação de dependência aos seus tutores, sendo, dessa forma, uma relação mútua e sincera. Porém, ainda há quem abandone ou machuque seus pets.

É importante lembrar que maus-tratos, incluindo  o abandono, de animais é crime previsto pela Lei Federal Nº 9.605/98. Além disso, de acordo com a Lei Federal Nº 14.064/20, sancionada em setembro de 2020, a pena de detenção, que era de até um ano, aumentou para até cinco anos em relação a esses crimes.

(Fonte: Unileão)

LEIA MAIS

Próxima etapa da campanha, no dia 17, será voltada para gatos, adultos e filhotes

No total, 1.200 esterilizações serão realizadas a custo zero para o tutor

Donos terão que apresentar certificado de vacinação e vermifugação; cães devem estar na coleira

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: PET