Verão começou às 7h02 desta segunda e só vai embora em 20 de março

La Niña fraco não deve estimular chuvas prolongadas, mas só temporais
segunda-feira, 21 de dezembro de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Por do sol típico de verão (Foto: Johnny Knupp)
Por do sol típico de verão (Foto: Johnny Knupp)

Ele chegou! O verão 2020/2021 começou oficialmente às 7h02 desta segunda-feira, 21, e ficará até as 6h38 de 20 de março, quando entra o outono.

A estação mais quente do ano também é marcada pelas chuvas, que podem ser de três tipos tipos: rápidas, de média duração e prolongadas. As rápidas são os temporais trazidos por nuvens carregadas que crescem por causa do acúmulo de calor e de umidade na atmosfera; as médias, resultantes da passagem de frentes frias pelo litoral; e as prolongadas devido à formação de grandes convergências de umidade que podem provocar a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um canal de umidade que desce da Amazônia em direção ao Sudeste pode provocar dias de chuvas contínuas. Esse é um fenômeno típico do verão na Região Sudeste que causa precipitações persistentes e volumosas.

Este verão terá influência de um fenômeno La Niña (resfriamento do Pacífico) fraco, que não deverá estimular a formação de ZCAS, segundo o Climatempo.

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima