Uso de aquecedores e lareiras requer cuidados

Com a queda de temperaturas, aumenta risco de acidentes com equipamentos de produzir calor
quarta-feira, 18 de maio de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Uso de aquecedores e lareiras requer cuidados

As temperaturas começaram a despencar em Nova Friburgo. E, para muitos, não bastam casacos, meias e edredons para enfrentar o frio. Muita gente, nessa época, usa aquecedores e lareiras, que deixam os ambientes mais confortáveis e quentes. Mas, é preciso atenção ao utilizar esses equipamentos para evitar acidentes. 

“A primeira dica é em relação ao consumo de energia. Isso porque quanto maior for a potência do equipamento, maior será o consumo de energia. É importante observar as recomendações quanto à utilização correta do equipamento, se é certificado e verificar as instalações elétricas internas da casa para que não haja sobrecarga e o local onde as lareiras serão colocadas. O ideal é instalá-las em um local ventilado e longe das crianças, já que esses equipamentos fornecem calor, o que exige cuidados no manuseio para evitar acidentes como choques, incêndios e queimaduras”, explica o gerente de Serviços Comerciais da concessionária de energia elétrica de Nova Friburgo, Energisa, Luciano Lima.

Cuidados com aquecedores elétricos

De acordo com o Corpo de Bombeiros, alguns cuidados devem ser observados no uso de aquecedores elétricos, o primeiro deles é fazer a instalação, fixação e uso do aparelho de acordo com o manual de instruções. Além disso, também deve-se manter a circulação de ar no ambiente, pois os aquecedores "queimam" o oxigênio do ambiente e podem levar à morte por hipoxia. 

Também é importante ficar atento enquanto o aparelho estiver funcionando. Muitas vezes ele pode cair ou encostar em materiais combustíveis, causando incêndios. Especialistas recomendam ligar o aparelho para aquecer o quarto antes de deitar e não dormir com ele ligado.  Também recomendam a higiene do aquecedor antes do uso, pois quando guardados por muito tempo, podem acumular fungos  e outros transmissores de doenças, o que agrava problemas já existentes, como rinite, bronquite e asma.

Cuidados com lareiras

Chegou o momento em que ter uma lareira em casa faz toda a diferença. Além de aquecer o ambiente é um convite a um bate papo com amigos, curtir com a família ou apenas contemplar o fogo. Mas os cuidados antes e durante o uso devem ser observados. Entre eles, antes de acender o fogo, deve-se limpar a lareira e verificar se a chaminé não está obstruída, para que a fumaça não invada o ambiente. Sempre usar lenha seca e um graveto aceso com ajuda de álcool em gel para iniciar o fogo. Evitar acendedores líquidos, como álcool. Além disso, a lareira deve ter tela de proteção, pois fagulhas podem saltar grandes distâncias, causando estragos e perigo de incêndio.

Lareiras portáteis

Mas para quem não tem uma lareira em casa, uma novidade tem agradado muitos moradores de Nova Friburgo: as lareiras portáteis. Além de poderem ser usadas em diversos ambientes da casa, também são de fácil manuseio. Mas, para garantir a segurança no uso, alguns cuidados devem ser tomados, como sempre observar as informações do fabricante sobre as características e modo de utilizar cada lareira. Sempre usar o tipo de álcool indicado pelo fabricante. Não deve ser utilizado qualquer outro álcool fora do recomendado. Verificar derramamento do álcool fora do reservatório e secar antes do uso. 

Especialistas também recomendam ter cuidado para evitar o contato do fogo com materiais inflamáveis, como tecido ou madeira, e cuidado com crianças ou animais que possam vir a se aproximar da chama. Importante também é, nunca repor o álcool com a lareira acesa e, mesmo não havendo mais chamas, deve-se aguardar cerca de 30 a 40 minutos, até que a lareira esfrie, e só então, reabastecer com o fluido. Com todos os cuidados é possível se aquecer e relaxar utilizando de forma segura os aquecedores e lareiras.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima