Uerj Friburgo inaugura nesta quarta dois núcleos de promoção da saúde

Para garantir o êxito da iniciativa, a Coordenadoria de Assistência em Saúde da PR-5 já iniciou aproximação com a rede de saúde da Prefeitura de Nova Friburgo
quarta-feira, 05 de julho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) - campus Nova Friburgo -, através de sua Pró-reitoria de Saúde (PR-5), inaugura nesta quarta-feira, 5, o Serviço de Promoção da Saúde Universitária (SPSU) e a Sala de Apoio à Maternidade, ambos no Instituto Politécnico de Nova Friburgo (IPRJ), que funciona em parte da Fábrica Filó, no bairro Vila Amélia.

Ambos os serviços estão integrados às ações propostas pelo Comitê de Assessoramento em Ações de Promoção da Saúde Universitária, instituído em outubro do ano passado. A meta é aplicar o conceito positivo de práticas preventivas, permitindo que as pessoas aumentem o controle e autonomia sobre sua saúde através de intervenções sociais e ambientais projetadas para promover a qualidade de vida. 

O SPSU vai promover ações de saúde regulares e sistemáticas ao longo do ano realizando encaminhamentos pessoas para a rede dos casos de urgência. A PR-5, inclusive, vem realizando visitas técnicas às unidades estratégicas e pretende criar seis postos nos locais que ainda não possuam nenhum tipo de assistência à saúde local para atendimento primário da comunidade interna da universidade. A novidade deverá contemplar também os campi da Uerj na Zona Oeste do Rio e Resende, no sul do estado, até o fim do ano, seguindo as políticas de saúde do Ministério da Saúde. 

Para garantir o êxito da iniciativa, a Coordenadoria de Assistência em Saúde da PR-5 já iniciou aproximação com a rede de saúde da Prefeitura de Nova Friburgo para estabelecer fluxos de encaminhamentos e desenvolver atividades para a comunidade.

Incentivo ao aleitamento materno 

Já as Salas de Apoio à Maternidade Mário Dutra de Castro serão um espaço com conforto, privacidade e segurança, onde as mulheres possam esvaziar coletar o leite materno para armazená-lo em frascos esterilizados para, em outro momento, oferecê-lo ao seu filho. A Comissão de Apoio à Maternidade, vinculada ao Comitê de Assessoramento em Ações de Promoção da Saúde Universitária da PR-5, vem ainda buscando interlocuções com as diversas estruturas organizacionais da universidade para apoiar e estimular que as alunas e trabalhadoras ofereçam aos seus bebês o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses. A proposta é que a universidade construa e amplie espaços de acolhimento às mães e suas crianças.

Promoção da Saúde Universitária

A PR-5 vem promovendo ações de estímulo à prevenção e cuidados com a saúde desde outubro de 2022. Um dos destaques foi a realização da 1ª Semana de Promoção da Saúde. Na ocasião, o IPRJ promoveu atividades de simulação de atendimento em primeiros socorros e uma consulta à comunidade sobre as demandas locais. Em abril, foi a vez da Feira de Saúde, com rodas de conversa e palestras articuladas com os projetos de extensão da Uerj Friburgo e a Secretaria Municipal de Saúde.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: