Temporal desta segunda interditou quatro casas

Maiores transtornos ocorreram nos distritos de Conselheiro e Riograndina, que registraram maiores volumes de chuva
terça-feira, 17 de novembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Carro sob as águas em Conselheiro Paulinho (Fotos de leitores)
Carro sob as águas em Conselheiro Paulinho (Fotos de leitores)

O forte temporal que atingiu Nova Friburgo na tarde desta segunda-feira, 16, causou estragos na cidade, sobretudo nos distrito de Conselheiro Paulino e Riograndina, onde o volume de chuva registrado foi maior que em outros pontos do município. Ao todo, foram registradas 13 ocorrências, entre elas quatro interdições de residências (três habitadas). Dez pessoas ficaram desalojadas e foram abrigadas em casas de parentes. O município segue em estágio de atenção devido a previsão de mais chuva para esta terça, 16.

Segundo boletim divulgado na manhã desta terça-feira, 17, pela Secretaria Municipal de Defesa Civil, as residências interditadas ficam nos bairros Alto do Floresta, Jardim Ouro Preto, Girassol e Jardim Califórnia, todos no distrito de Conselheiro Paulino. As ocorrências foram resultado de uma curta, porém, intensa chuva com trovoadas e ventos moderados, especialmente na Região Norte do município.

O temporal causou alagamentos e destelhou postos de gasolina, principalmente no distrito de Conselheiro Paulinho. Houve relatos até de chuva de granizo na região da UPA, segundo a filial Nova Friburgo da Cruz Vermelha Brasileira. A Rua Lafayette Bravo Filho, também no sexto distrito, virou um rio, segundo internautas que compartilharam fotos e vídeos nas redes sociais e também no Whatsapp de AVOZ DA SERRA (envie também o seu flagrante, sugestão, denúncia ou elogio para o número (22) 99213-9995).

Entre às 10h de segunda e às 10h desta terça-feira, a precipitação média na cidade foi de 12,13 milímetros. A precipitação máxima foi registrada no distrito de Riograndina, com 38,59 milímetros de chuva. Já a precipitação mínima foi registrada no bairro Cardinot, próximo à RJ-130 (Terê-Fri), com apenas 7,87 milímetros de chuva. Ainda de acordo com o informe da Defesa Civil, cerca de 28.000 friburguenses receberam mensagens via SMS alertando sobre a possibilidade de chuvas fortes.

Por fim, a Defesa Civil informa que a previsão para esta terça-feira é de pancadas de chuva de moderadas a fortes a partir do fim da manhã, com ventos moderados a forte durante o período. A probabilidade de chuva é de 80%. As temperaturas devem variar entre mínima de 20° e máxima de 28°.

Como fica o tempo no restante da semana

O Climatempo prevê tempo chuvoso em Nova Friburgo até o próximo fim de semana, feriadão da Consciência Negra. Uma frente fria avança da Região Sul e provoca mudanças nas condições de tempo nos próximos dias,  com risco para temporais no Sudeste.  A temperatura também deve cair no decorrer da semana.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima