Temporal causa transtornos em Nova Friburgo

Houve alagamentos de ruas no Centro e em alguns bairros. No distrito de Amparo, um córrego transbordou e 13 pessoas ficaram desalojadas
quarta-feira, 08 de fevereiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

O temporal da tarde de terça-feira, 7, causou estragos em vários pontos da cidade. Várias ruas e avenidas no Centro ficaram alagadas. Na Rua Farinha Filho, onde os alagamentos são comuns sempre que chove forte, a água invadiu lojas. Na manhã desta quarta-feira, 8, foi de muito trabalho para a limpeza de ruas que ficaram cheias de lama. Muito lixo também foi retirado nas áreas que foram tomadas pelas enxurradas, o que contribuiu para o entupimento de bueiros. 

De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuva num intervalo de 24 horas foi de 45,46mm e a previsão de novas chuvas fortes deixou o município em estado de atenção. No distrito de Amparo, 13 pessoas ficaram desalojadas devido ao transbordamento do ribeirão São José.  

A Defesa Civil divulgou um balanço do temporal com o registro de 14 ocorrências. Além dos alagamentos de ruas no Centro, bairro Nova Suíça e no condomínio Terra Nova, no distrito de Conselheiro Paulino, houve a queda de um muro na Rua Frutuoso da Silva, na Chácara do Paraíso, interrompendo o acesso ao Morro do Orfanato. O tráfego no local acontece em meia pista. Na estrada Barracão dos Mendes–São Lourenço, no distrito de Campo do Coelho, houve um deslizamento de encosta. Na rodovia RJ-150 houve queda de árvores no Alto da Chácara do Paraíso e em Amparo.  

Cinco equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social foram deslocadas para Amparo a fim de avaliar as necessidades das famílias e distribuir cestas básicas como benefício eventual àqueles que tiveram as casas atingidas pela enchente. 

Nesta quarta-feira, 8, Nova Friburgo permaneceu em estágio de Atenção (numa escala de monitoramento que vai de: Vigilância, Observação, Atenção, Alerta a Alerta Máximo), devido a previsão de mais chuvas de moderadas a fortes nos próximos dias. 

WhatsApp da Defesa Civil 

As equipes da Secretaria Municipal de Defesa Civil continuam mobilizadas para atender a eventuais ocorrências. A população pode acionar a Defesa Civil de Nova Friburgo por um novo canal, via Whatsapp, através do número (22) 2522.8182. Esta ferramenta permite o envio de imagens e solicitações diretamente à Defesa Civil.

Para receber as mensagens de alerta diretamente no celular, basta enviar um SMS para o número 40199 informando o CEP de onde mora. O serviço é gratuito e não necessita de acesso a internet no aparelho celular, uma ferramenta rápida e eficaz na prevenção de desastres.

Rua Monte Líbano

A Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana e a empresa Ômega Construtora, responsável pela obra de drenagem e captação de águas pluviais no Centro, liberaram o acesso à Avenida Alberto Braune para os motoristas que trafegam pelo lado direito da Praça Dermeval Barbosa Moreira (Ienf), no final da tarde de terça-feira, 7.

Em função do grande volume de chuva, por segurança, parte do acesso à Rua Monte Líbano, na esquina com a Avenida Alberto Braune, onde ocorrem as escavações das obras, ficou restrito. Temporariamente, apenas veículos leves podem acessar a Rua Monte Líbano. Os veículos pesados e ônibus estão sendo desviados pela Rua Monsenhor José Antônio Teixeira (antiga Rua São João). A empresa Ômega, contratada pelo Governo do Estado para execução da obra, já isolou a área.

Mais chuva com potencial de transtornos

De acordo com o Climatempo, muitas áreas de instabilidade mantêm as nuvens carregadas no interior do Sudeste. Além da grande disponibilidade de umidade e de calor sobre o país, a zona de convergência intertropical também ajuda a espalhar as nuvens carregadas no extremo norte do Brasil. O alerta para temporais continua e a atenção deve ser redobrada, já que o solo encharcado dos estados do Sudeste podem causar novos transtornos. Boa parte da Região Sudeste deverá ter o céu com muitas nuvens e pancadas de chuva nos próximos dias.

  • (Foto: Leitor via WhatsApp)

    (Foto: Leitor via WhatsApp)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: