Tempo instável continuará e chuva não dará trégua até Finados

Friburgo registra mínima de 8 graus em plena primavera, mas sol deve reaparecer aos poucos a partir desta quinta
quarta-feira, 20 de outubro de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Tempo instável continuará e chuva não dará trégua até Finados

Nada de guardar as galochas, pelo menos até o início de novembro. As grandes e intensas áreas de instabilidade que têm provocado tanta chuva e queda de temperatura, inclusive em Nova Friburgo, devem começar a perder força a partir desta quinta-feira, 21. O sol reaparece aos poucos, mas ainda há chance de pancadas de chuva até o fim de semana, na previsão do Climatempo.

A próxima segunda-feira, 25, deve ser de sol, sem chuva, mas na terça, 26, o tempo deve mudar de novo, e volta a chover em Friburgo.  De acordo com o Climatempo, o tempo instável, alternando aberturas de sol, períodos nublados e chuvas, ora na forma de garoa, ora em forma de pancadas isoladas, deve se estender até o feriado de Finados, em 2 de novembro.

As temperaturas baixas para esta época do ano - nesta quarta, 20, a mínima ficou em apenas 8 graus em Friburgo e a máxima não passou de 13 graus - deve subir aos poucos, nos próximos dias. Por volta das 20h desta terça, 19, o termômetro da Avenida Alberto Braune marcava 10 graus. 

O tempo fechado é provocado por uma frente fria que já começa a se dissipar, afastando-se para o mar, mas permanece associada a nuvens carregadas que se espalham sobre todo o Sudeste, causando mais chuvas.  Uma nova frente fria, no entanto, já está a caminho.

Primavera chuvosa

Como A VOZ DA SERRA noticiou no mês passado, a primavera deste ano será mais chuvosa que o verão. O motivo é a influência do fenômeno La Niña (resfriamento da superfície das águas do Oceano Pacífico) em sua forma Modoki. Um aspecto especial do La Niña Modoki é estimular mais chuvas durante a primavera do que no verão.

Os principais centros de monitoramento do clima global indicam que o La Niña estaria completamente configurado na virada de setembro para outubro. O La Niña deve influenciar toda a primavera e também o verão, que só termina em março. 

Outubro e novembro devem registrar, segundo previu o Climatempo em setembro, aumento da frequência e do volume de chuvas no Sudeste. O aumento da chuva pode fazer de novembro um mês menos quente que o normal.

 

LEIA MAIS

Jornal usa informações de serviço de meteorologia estrangeiro seguido também por Washington Post, Libération, Daily Mail e outros veículos

Quarta deve continuar chuvosa, mas fim de semana promete ser ensolarado

Mau tempo deve persistir durante a madrugada e dar uma trégua apenas na tarde deste sábado

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima