Próximo feriadão, de Tiradentes, deve ser de sol e mais quente

Depois da friaca da Páscoa, temperaturas sobem gradualmente nos próximos dias
segunda-feira, 18 de abril de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Nuvens sobre o Caledônia neste fim de semana (Foto: Henrique Pinheiro)
Nuvens sobre o Caledônia neste fim de semana (Foto: Henrique Pinheiro)

Depois de um feriadão de Páscoa sem muito sol e com muito frio, os friburguenses podem ter a sorte de desfrutar, esta semana, de um novo feriado prolongado mais ensolarado e um pouco mais quente. A Prefeitura de Nova Friburgo decretou ponto facultativo nesta sexta-feira, 22, um dia espremido entre os feriados de quinta (21, Tiradentes) e São Jorge (23, sábado).

 Além disso, por ser carnaval na capital do estado, transferido por conta da pandemia, a quarta-feira, 20, também será ponto facultativo no Rio e nas repartições estaduais. Os desfiles na Marquês de Sapucaí se estendem de quarta a domingo. Para a capital, a previsão é de muito sol neste feriadão, assim como na Região dos Lagos. Em Friburgo, o carnaval será em maio.

Depois da friaca do último fim de semana, provocada pelo avanço de uma massa de ar polar que já se dissipou, a semana vai seguir com predomínio de sol, ar mais seco e temperaturas que sobem de forma gradativa nos próximos dias. Mas a amplitude térmica tende a aumentar: volta a esquentar à tarde, mas as noites e madrugadas continuam geladas, o que torna mandatória a famosa “moda cebola” (vestir-se com várias camadas de roupas para não sentir calor nem frio ao longo do dia).

Nesta Páscoa, a primeira onda de frio deste outono, quase um mês  após o início da estação, em 20 de março, fez muitos friburguenses recorrerem a botas e gorros, no melhor modelito inverno. A queda das temperaturas foi repentina, observada a partir da quinta-feira passada, 14. Na Sexta-feira Santa, várias capitais do Brasil registraram recordes de frio.

Oficialmente, Nova Friburgo registrou 10 graus, mas houve termômetros que registraram menos, sobretudo em localidades mais altas.

A noite clara de Lua Cheia, sem nuvens, ajudou a intensificar a sensação de frio. Esta lua cheia de abril é  chamada de Lua Rosa, ou Pascal. No sábado, 23, ela passa para a fase minguante.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima