Primavera deve chegar, daqui a uma semana, com cheiro de chuva

“Ciclone bomba” em formação no Sul provoca breve janela de mau tempo entre domingo e terça, diz Climatempo
segunda-feira, 14 de setembro de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Buganvílias em flor neste fim de inverno em Friburgo (Foto: Adriana Oliveira)
Buganvílias em flor neste fim de inverno em Friburgo (Foto: Adriana Oliveira)

Para quem não suporta mais o ar extremamente seco das últimas semanas, uma boa notícia: a primavera deve chegar com cheirinho de chuva, em meio a uma frente fria curta e de fraca intensidade.

A nova estação começa começa oficialmente daqui a uma semana, na terça, 22, precisamente às 10h31. Para Nova Friburgo, o Climatempo prevê virada do tempo entre o domingo 20 e a terça 22. Fora esta breve janela de mau tempo, os dias seguem ensolarados.

Por outro lado, a semana começa com a formação de um “ciclone bomba” sobre o mar, no Sul do Brasil. O fenômeno deve provocar fortes rajadas de vento até o Sudeste, mas só no litoral, sem afetar  a Região Serrana.

Os modelos meteorológicos indicam a formação de um ciclone extratropical na costa da Região Sul já na madrugada desta segunda. Ciclones extratropicais são áreas de baixa pressão atmosférica muito comuns na América do Sul, normalmente associados a frentes frias.  Como a pressão do ar deve cair de forma muito rápida, o ciclone nesses casos é apelidado de “bomba”.

O “ciclone bomba” deve provocar agitação marítima e ventania nas áreas litorâneas, como já começou a ser observado ontem.  Com o deslocamento de uma frente fria por alto mar, pode chover de forma pontual na Região dos Lagos nesta terça.

 

LEIA MAIS

RJ-116 é interditada próximo ao pedágio de Furnas. Rota 116 pede que motoristas aguardem em local seguro para seguir viagem

Tempo não deve melhorar nem no fim de semana prolongado de Finados

Nebulosidade possivelmente frustrará observação de meteoros do cometa Halley, prevista para a madrugada desta terça

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima