O inverno se despede na noite desta quinta-feira, 22, com temporais em grande parte do Sudeste do Brasil. Climatologicamente, a nova estação, a primavera, que chegou às 22h04 e se caracteriza por ser uma transição do inverno para o verão. Do clima seco em grande parte do país, com episódios de frio, para o verão, período em que o ar quente e úmido predomina no país. Estas instabilidades também provocam chuva forte no Sudeste, com alto risco de temporais e rajadas de vento ultrapassando os 60 km/h no Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o Climatempo, nesta sexta-feira, 23, há probabilidade de sol na Região Serrana, com pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde. À noite, tempo firme. Já no sábado, 24, o céu poderá ficar nublado com possibilidade de garoa de dia e à noite. No domingo, 25, deverá ser um dia de sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. A mínima nesses dias está com a probabilidade de ser entre 10ºC e 12ºC e a máxima entre 16ºC e 19ºC.
Impactos no setor de energia
Em termos de impacto, a ocorrência de altos acumulados de chuva e ventos intensos pode provocar diversos transtornos para as distribuidoras de energia elétrica, ocasionando no aumento do número de ocorrências e, consequentemente, da interrupção de energia para a população. No caso das transmissoras, as rajadas de ventos muito intensas podem ocasionar a queda de torres ou ainda o desligamento da linha em função do impacto nos próprios cabos. (Com informações do Climatempo)
Deixe o seu comentário