Segundo publicação no Diário Oficial eletrônico do município da última sexta-feira, 8, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística, vai realizar uma pesquisa de mercado para comprar, em caráter de emergência, testes de coronavírus para a Secretaria Municipal de Saúde. Os testes serão mais um reforço no enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus.
No último sábado, 9, A VOZ DA SERRA entrou em contato com a prefeitura questionando quantos testes para Covid-19 devem ser comprados; qual a estimativa de preço; e se os testes seriam para atender a população em geral, ou um público específico, como os profissionais de saúde, por exemplo. Em nota, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que “os testes que serão adquiridos não serão os chamados testes rápidos. Serão testes feitos no Lacen, o laboratório de referência do Estado do Rio, através da técnica PCR” - método que tem sido utilizado em diversos países como uma das principais formas de diagnosticar a Covid-19. Esta metodologia identifica o vírus no organismo através da análise de uma amostra de secreção respiratória e é o mais utilizado e recomendado para a detecção do vírus em pacientes sintomáticos”, informou a nota.
Ainda de acordo com a prefeitura, “o protocolo de utilização destes testes ainda está sendo finalizado, mas a intenção é utilizá-lo prioritariamente nos profissionais de saúde e nos pacientes mais graves”.
Deixe o seu comentário