Prefeitura organiza força-tarefa para abrigar quem vive nas ruas

Ação conjunta entre secretarias oferece abrigo temporário e emergencial em escola municipal
quinta-feira, 29 de julho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Um dos sem-teto de Nova Friburgo, dormindo ao relento no Bairro Ypu (Foto: Adriana Oliveira)
Um dos sem-teto de Nova Friburgo, dormindo ao relento no Bairro Ypu (Foto: Adriana Oliveira)

Uma forte onda de frio que avança sobre o país com a previsão de declínio acentuado de temperatura, como o já observado nos últimos dois dias em Nova Friburgo, o que fez a Defesa Civil emitir alerta à população sobre o frio intenso. Por conta disso, o prefeito Johnny Maycon (Republicanos) mobilizou secretarias para definir estratégias e ações de acolhimento às pessoas em situação de rua no município durante os próximos dias.  

O encontro contou com a participação dos secretários de Assistência Social, Marcinho Alves; de Saúde, Nicole Cipriano; da subsecretária de Gestão de Ensino, da Secretaria de Educação, Caroline Klein; do subsecretário de Comunicação Social, Daniel Figueira, e de uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Creas).

O encontro resultou na elaboração de uma ação conjunta entre as secretarias para oferecer abrigo temporário e emergencial às pessoas em situação de rua e desde esta quinta-feira, 29, a Escola Municipal Dante Magliano, no bairro Ponte da Saudade, recebe a população de rua. Na unidade, há banheiros e chuveiros com água quente, colchonetes, roupas de cama, cobertores e alimentação disponíveis. Uma equipe formada por técnicos de abordagem, assistentes sociais e um técnico de enfermagem da Secretaria de Assistência Social, psicólogos da Secretaria de Saúde e Guarda Civil Municipal promovem o acolhimento das pessoas em situação de rua já identificadas e também às outras possíveis, neste período da frente fria. 

Trata-se, segundo a prefeitura, de uma ação integrada para fortalecimento do atendimento das secretarias de Assistência Social e Saúde, com diagnóstico individualizado e o devido encaminhamento para outros serviços. O transporte das pessoas em situação de rua para a escola que funciona como abrigo temporário é feito com um veículo da prefeitura. 

A Prefeitura de Nova Friburgo publicou uma portaria no Diário Oficial Eletrônico instituindo o Grupo de Trabalho de Combate aos Riscos Humanitários causados por condições climáticas severas, o que dará legitimidade e solidez às ações definidas durante a reunião. Fazem parte as secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Ordem e Mobilidade Urbana, Gabinete do Prefeito, Defesa Civil e Subsecretaria de Comunicação Social.

 

LEIA MAIS

Houve quedas de galhos e pequenas árvores, além de destelhamentos, mas sem gravidade nem danos; Defesa Civil atendeu apenas duas ocorrências

La Niña Modoki deve se configurar em outubro e influenciar também o verão

Primavera começa na quarta que vem com máximas acima de 30 graus, prevê o Climatempo

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima