Pela primeira vez em 7 anos, TCE-RJ aprova contas de governador

Nenhuma irregularidade foi apontada, o que não acontecia desde 2015, diz Cláudio Castro
terça-feira, 31 de maio de 2022
por Jornal A Voz da Serra
O Palácio Guanabara, sede do governo do estado (Foto: Agência Brasil)
O Palácio Guanabara, sede do governo do estado (Foto: Agência Brasil)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) emitiu nesta segunda-feira, 30/05), por unanimidade, parecer favorável às contas de 2021 do governador Cláudio Castro. Há sete anos o governo estadual não recebia essa aprovação por parte do TCE-RJ. Todos os conselheiros acompanharam o voto do relator da matéria, conselheiro-substituto Marcelo Verdini Maia.

"O parecer do TCE-RJ é resultado da administração responsável e transparente do dinheiro público e uma vitória importante para o Estado do Rio. Nenhuma irregularidade foi apontada pelos conselheiros, o que não acontecia desde 2015, e isso é o reconhecimento do trabalho sério de nosso governo, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda", destacou Castro.

Um dos objetivos do julgamento do TCE-RJ é averiguar se foram cumpridos os limites constitucionais de investimento em setores vitais da Administração Pública estadual, como Educação e Saúde. Nessa primeira área, o destaque ficou por conta do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) no qual o estado se compromete a recompor valores que não foram aplicados na manutenção e no desenvolvimento do ensino. O TAG prevê um investimento adicional de R$ 175 milhões anuais além do mínimo constitucional nos próximos 20 anos.

Após o parecer favorável do TCE, as contas seguirão para a análise da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), a quem cabe o julgamento final, de acordo com a legislação.

 

LEIA MAIS

Órgão aguarda esclarecimentos da PGM sobre notícia de fato instaurada para investigar irregularidades em contrato entre prefeitura e empresa

Município diz que passou o dia abordando pessoas em situação de rua. Muitos foram vistos dormindo em lugares como o coreto do Paissandu

Máquinas ocuparão largo entre as duas praças hoje utilizado por ponto de táxis, que será transferido para rua lateral entre Willisau e Ienf

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Governo