Denúncia na Saúde: MP apura utilização indevida de mão de obra e insumos no Raul Sertã

Órgão aguarda esclarecimentos da PGM sobre notícia de fato instaurada para investigar irregularidades em contrato entre prefeitura e empresa
terça-feira, 06 de setembro de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Denúncia na Saúde: MP apura utilização indevida de mão de obra e insumos no Raul Sertã

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou a Notícia de Fato 204/2022, para apurar irregularidades no contrato 171/19, mantido pela Prefeitura de Nova Friburgo e a empresa Intermed, por utilização indevida de mão de obra e insumos do Hospital Municipal Raul Sertã. De acordo com o MPRJ, o procedimento foi feito após representação apresentada pelo vereador Marcinho Alves que aguarda esclarecimentos preliminares da Procuradoria do Município.

 A denúncia veio a público, no último fim de semana, depois do vereador Marcinho Alves publicar uma foto com as representações que ele teria protocolado nos ministérios Público Estadual e Federal sobre um suposto esquema de corrupção na Secretaria Municipal de Saúde. Em sua publicação, ele afirmou que “provas são suficientes para afastar e prender a quadrilha instalada na Secretaria de saúde. O prefeito Johnny Maycon e sua procuradoria tem ciência e nada fazem.”

Também em suas redes sociais, o prefeito Johnny Maycon, em um vídeo, disse estar surpreso com a denúncia e, que ao tentar responder nas redes sociais do vereador, constatou que estava bloqueado. “É por isso que  gravei um vídeo para mostrar publicamente meu posicionamento a toda a população”, disse o prefeito dirigindo-se ao parlamentar: “Vereador Marcinho Alves, o senhor me conhece há bastante tempo, caminhou junto comigo, conhece meu caráter, sabe da minha índole. Inclusive na sua publicação o senhor disse que eu e a Procuradoria tomamos conhecimento e ciência.... Ciência de que, vereador? Cadê o nome das pessoas? Cadê a narrativa? Cadê as provas contundentes que realmente demonstrem que existe corrupção no governo municipal?”

Também em vídeo nas redes sociais, Johnny Maycon desafiou o vereador: “Apresente publicamente as provas e os nomes das pessoas. Não fique com ilações infundadas. É de repugnar seu posicionamento, vereador. Nunca esperava uma atitude dessa sua”, falou o prefeito, citando obras feitas pelo seu governo como prova de que sem corrupção, sobra dinheiro para beneficiar a população.

O que diz o vereador Marcinho 

A VOZ DA SERRA procurou o vereador Marcinho Alves para se posicionar sobre o vídeo publicado pelo prefeito. O parlamentar respondeu que “a Procuradoria do município foi notificada e tem até o próximo dia 19 para responder ao Ministério Público. Como a Procuradoria foi notificada e a prefeitura não tem ciência do objeto da denúncia?  Ou o prefeito não foi informado pela Procuradoria, ou sabe e é conivente”, disse Marcinho.

Também procuramos a prefeitura que respondeu, em nota: “O município recebeu ofícios do Ministério Público para apresentação de esclarecimentos, como acontece cotidianamente. Os fatos serão esclarecidos e as respostas apresentadas ao MP, sem prejuízo de eventual apuração administrativa, caso necessária seja. Cumpre salientar que o vereador não representou diretamente à prefeitura quanto às supostas irregularidades das quais teve ciência. A despeito de ser uma prerrogativa do parlamentar, bem como de qualquer cidadão, representar junto ao MP quanto a tais questões, o bom diálogo entre os poderes da República sempre convida a uma relação franca de cooperação no controle da administração pública. A atual gestão jamais compactuará com irregularidades, porém para tomar qualquer medida, é necessário que sejam apresentadas as devidas provas que comprovem os ilícitos.”

Diabetes: secretária de Saúde será convocada pela Câmara 

A secretária municipal de Saúde de Nova Friburgo, Nicole Cipriano, será convocada a prestar esclarecimentos à Câmara de Vereadores no próximo dia 12 ou no dia 19 sobre as ações de prevenção e tratamento do diabetes na rede municipal de saúde. Na semana passada, a Câmara promoveu uma audiência pública para discutir o tema e Nicole foi convidada, mas não compareceu à reunião, nem enviou um representante. A convocação da secretária foi aprovada por unanimidade dos vereadores. 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Wellington Moreira, que propôs a audiência, disse que representantes das associações dos diabéticos (Adinf) e dos doentes crônicos, assim como da Defensoria Pública, servidores ligados à área, médicos especialistas e dezenas de diabéticos ou que possuem o problema na família estiveram na Câmara relatando os problemas e dificuldades para quem convive com a doença. “A gestora da pasta não compareceu. Sua atitude foi injustificável. Vou abraçar esta causa”, disse Welington, que é diabético. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | Governo