Os encantos de Nova Friburgo na estação mais charmosa do ano

Solstício de inverno deixa o sol mais inclinado e o céu adquire um tom de azul mais intenso
segunda-feira, 21 de junho de 2021
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
Cerejeira em flor emoldura o lago do Country Clube (Foto: Regina Lo Bianco)
Cerejeira em flor emoldura o lago do Country Clube (Foto: Regina Lo Bianco)

O frio intenso das noites e madrugadas do Inverno de Nova Friburgo pode ser amenizado por dias de sol e céu azul típicos dessa temporada. É comum ver nas ruas da cidade, pessoas procurando um lugar com a luz solar para se aquecer. Por ser uma época caracterizada geralmente pela estiagem e o clima seco, friburguenses e turistas aproveitam a temporada de Inverno para passeios e caminhadas, onde há maior incidência de sol. E, a rica natureza da cidade é convidativa para essas atividades.

No Inverno, o céu da cidade tem um azul mais intenso e contrasta com as montanhas. Isso, porque no mês de junho acontece o solstício de Inverno. Com a maior inclinação do planeta, a parcela de céu azul fica maior e mais vibrante. E, na Região de Nova Friburgo, se forma uma  área de alta pressão que inibe a formação de nuvens e o acúmulo de umidade no ar, aumentando a visibilidade do céu nessa época.

Caminhadas ao ar livre, como no Nova Friburgo Country Clube, no Alto do Caledônia, nas áreas rurais como Três Picos, e em tantas trilhas que a cidade oferece, além de ser um excelente exercício físico também são um convite a contemplar e observar a natureza e os seus ciclos. Nessa época, algumas espécies de árvores perdem suas folhas, enquanto outras florescem, formando contrates de grande beleza com o azul intendo do céu.
E, a previsão do tempo para o primeiro dia de Inverno, próxima segunda-feira, 21, é de frio, com temperatura mínima de 11 graus e máxima de 19, sem possibilidade de chuva, de acordo com o Climatempo. Um clima excelente para começar a descobrir as belezas naturais da Suíça brasileira.  Há tendência a elevação da temperatura para os próximos 15 dias, com previsão de máxima de 28 graus nos dias 25 e 28 de junho.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima