Não foi Lamborghini, mas Jeep Compass e S10 carros apreendidos pela PF em Friburgo

Se não tivesse pedido exoneração em 2018, sob a alegação de ter recebido convite da iniciativa privada, Villas Bôas teria sido alvo da PGM, conta Massimo
terça-feira, 29 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Não foi Lamborghini, mas Jeep Compass e S10 carros apreendidos pela PF em Friburgo

Ao tratar daquele que foi certamente o personagem mais controverso da atual gestão municipal, o ex-secretário de Governo e da Casa Civil, Bruno Villas Bôas, a coluna do Massimo da última sexta-feira, 25, naturalmente repercutiu bastante.

Logo pela manhã as informações já estavam sendo reproduzidas em várias, páginas de notícias, grupos e sites e, de alguma forma que o jornalismo não explica, começou a agregar declarações fantasiosas como a de que um dos dois carros apreendidos pela Polícia Federal seria, vejam só, uma Lamborghini.

Bombardeio

Teria sido fácil fazer uma consulta para observar que, na verdade, se tratavam de um Jeep Compass e de uma Chevrolet S10.

O episódio ilustra bem o quanto estamos sujeitos atualmente ao bombardeio e à influência de informações inverídicas, e o quanto a população precisa escolher bem suas fontes, caso deseje formar opinião com bases reais.

Tanto mais em meio a uma corrida eleitoral tão curta e congestionada.

Para que inventar?

E é curioso que alegações falsas brotem justamente onde existiria um monte de informações verdadeiras a serem acrescentadas.

Alguém poderia ter lembrado, por exemplo, do episódio em que Ângelo Jaquel, que fez excelente trabalho à frente da Secretaria de Infraestrutura e Logística, foi repreendido publicamente - vejam só! - por ter salvado parte de um processo licitatório e, com isso, preservado o erário de dano ainda maior.

Na linha do trem

Ou então que se não tivesse pedido exoneração em 2018, sob a alegação de ter recebido convite da iniciativa privada, Villas Bôas teria sido alvo do procurador-geral da época, Sávio Rodrigues, o qual já havia inclusive manifestado por entrevista a este jornal, logo depois de assinados os Termos de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Federal e do Trabalho, que a revisão de inúmeros contratos dos gestores municipais exigido pelos TAC´s seria iniciado justamente pela Ata de Duque de Caxias que - oh surpresa! - jamais havia passado pela análise da Procuradoria do Município.

Piuíiii

Sem esquecer, é claro, que o procurador-geral à época também teve a postura elogiável de cancelar o PL 430/18, episódio em que ficou publicamente constatado que o ex-secretário de Governo também havia contornado o PGM em esforço para ver aprovada pela Câmara a prorrogação do improrrogável contrato do município com a empresa de ônibus Faol.

Ou seja: se não tivesse pedido para sair, ia sair de qualquer jeito.

Esterilizando

E já que estamos falando sobre controvérsias, eis que a semana começou com mais um desdobramento de operação legislativa “Mãos de Sangue”, protocolada no fim de 2017.

Após três anos de investigações o Ministério Público Federal (MPF) denunciou as ex-secretárias municipais de Saúde, Suzane Oliveira de Menezes e Michelle Silvares Duarte de Oliveira por fraude na contratação emergencial da Bioxxi Serviços de Esterilização Ltda para prestação de serviços no Hospital Maternidade Dr. Mario Dutra de Castro e no Hospital Municipal Raul Sertã, como detalha reportagem na página 3 desta edição.

Questão de tempo

Também foram denunciados Paulo Eduardo de Souza, ex-servidor da SMS, Marcus Vinícius Negri Pereira, diretor médico da Bioxxi, e Diego Guimarães da Silva Pinto, sócio-administrador da empresa.

Cá entre nós, era apenas uma questão de tempo para isso acontecer, como também é questão de tempo para que surjam desdobramentos de muitas outras linhas de investigação a respeito de procedimentos extremamente questionáveis ocorridos durante o mandato atual.

Escandaloso

Esse episódio da esterilização foi escandaloso sob todos os aspectos, em especial quando a Secretaria de Saúde determinou a continuidade da realização de cirurgias eletivas mesmo quando já estava evidente que a esterilização estava sendo muito deficiente, e ainda orientou pacientes a processarem médicos que se recusassem a operar.

A coluna jamais vai esquecer disso, porque no dia anterior, antes de publicar qualquer palavra sobre o tema, telefonou para a prefeitura e comunicou a situação, disposta a não publicar nada caso medidas fossem tomadas.

Direcionamento

Os denunciados vão responder pelos crimes de dispensa ilegal de licitação e peculato.

“O que aparentava ser uma providência administrativa formalmente legítima para evitar o fechamento das três salas de cirurgia do HMRS, encobria, entretanto, prévio acerto criminoso entre os agentes públicos e os particulares denunciados para conceder à empresa Bioxxi Ltda contratos de serviço de esterilização das unidades hospitalares da SMS”, relata na denúncia o procurador da República João Felipe Villa do Miu.

Sem surpresa

Com autorização da Justiça Federal, a quebra de sigilo dos e-mails revelou que, antes mesmo da interdição da CME do Hospital Raul Sertã, os denunciados deram início às tratativas para a contratação da Bioxxi, comprovando o conluio entre os agentes públicos e os representantes da empresa contratada por dispensa de licitação.

A Bioxxi foi a única a apresentar proposta, iniciando as tratativas em data anterior à instauração do procedimento administrativo para a contratação, e as investigações revelaram que Suzane, Michelle e Paulo dolosamente dificultaram a apresentação de uma segunda proposta pela empresa Oxetil. Também não foi realizada ampla pesquisa de mercado para a contratação do serviço.

Até o fim

Não custa lembrar, no entanto, que o valor de seis meses do serviço contratado - e que nem ao menos era prestado devidamente, sendo fartos os registros de material devolvido sujo de sangue - custaria mais de 20 vezes o valor que se revelou necessário para recuperar a CME…

Ainda hoje este colunista ainda fica indignado com tudo o que viu naqueles dias, e por isso parabeniza ao Ministério Público Federal por mais esta ação.

LEIA MAIS

Órgão aguarda esclarecimentos da PGM sobre notícia de fato instaurada para investigar irregularidades em contrato entre prefeitura e empresa

Município diz que passou o dia abordando pessoas em situação de rua. Muitos foram vistos dormindo em lugares como o coreto do Paissandu

Máquinas ocuparão largo entre as duas praças hoje utilizado por ponto de táxis, que será transferido para rua lateral entre Willisau e Ienf

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Governo