Ministério da Saúde libera mais de quatro milhões de doses de vacinas contra a Covid-19

Novas remessas serão repassadas aos governos dos estados e destes para os municípios
quinta-feira, 08 de abril de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira, 8, a distribuição de mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 para os governos dos estados brasileiros e o Distrito Federal. O novo lote tem 4.416.550 milhões de doses de imunizantes e a distribuição ocorre de forma proporcional e igualitária, sendo 2.008.800 de doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, e 2.407.750 da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os dois imunizantes são produzidos no Brasil com matéria-prima importada. 

De acordo com o 10º informe técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, as doses são destinadas prioritariamente para vacinação de trabalhadores da saúde, idosos entre 65 e 74 anos e forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente do combate à pandemia. 

Nesta nova remessa, parte das vacinas será destinada para a primeira dose dos agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas e idosos entre 65 e 69 anos. Outra parcela dos imunizantes irá vacinar pela segunda vez trabalhadores da saúde e idosos entre 70 e 74 anos. 

O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina do Butantan e 12 semanas para as doses da Fiocruz. A estratégia de distribuição para aplicação da primeira e segunda doses é revisada semanalmente em reuniões de membros dos governos federal, estaduais e municipais, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. 

O Ministério da Saúde está coordenando nesta semana a 12ª pauta de distribuição de doses da campanha nacional de vacinação contra a covid-19, iniciada no dia 18 de janeiro. Até o momento, contando com esse novo lote, já foram destinadas a todos os estados mais de 47,5 milhões de doses de imunizantes, com um alcance de aproximadamente 26,4 milhões de brasileiros. 

Até a manhã desta quinta-feira, 8, mais de 24,2 milhões de doses já haviam sido aplicadas. O andamento da vacinação no país pode ser acompanhado pela plataforma LocalizaSUS. (Marina Pagno - Agência Saúde

LEIA MAIS

Compras são para atender as necessidades do Hospital Raul Sertã, pelo período de 120 dias

Nesta sexta-feira, estabelecimentos com último dígito do CNPJ par estão autorizados a funcionar, salvo algumas exceções

Boletim informou ainda mais cinco mortes por Covid

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: vacinas | Covid-19