Mesmo sem dados do Inmet, Friburgo tem recorde de frio

Temperatura mais baixa do ano foi registrada oficialmente na capital, a uma semana do inverno, que chegará com céu azul
segunda-feira, 14 de junho de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Termômetro do Paissandu marcando 5 graus nesta segunda cedo (Foto: Guilherme Alt)
Termômetro do Paissandu marcando 5 graus nesta segunda cedo (Foto: Guilherme Alt)

Faltando uma semana para o início do inverno, Nova Friburgo registrou o primeiro recorde de frio este ano, em torno de 7 graus, segundo o Climatempo. Como A VOZ DA SERRA mostrou, desde 5 de maio a Estação Meteorológica A624 do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que registra as temperaturas oficiais na região de Salinas, vem apresentando falhas na transmissão online dos dados meteorológicos. Desta forma, Friburgo fica sem saber suas temperaturas oficiais.

O termômetro instalado no Paissandu, no entanto, mostrava 5 graus no início desta manhã, 14. Já a capital, segundo o Inmet, também registrou recorde: a temperatura máxima não passou de 22,9 graus na estação da Vila Militar, na Zona Oeste. Essa é a menor temperatura máxima de 2021 até o momento. O recorde anterior de menor máxima era de 23,3 graus, no dia 31 de maio. Em Jacarepaguá, a mínima foi de 23 graus, segundo o Climatempo.

A última semana do outono será marcada pelo frio do inverno em todo o Estado do Rio. A nova estação começa na próxima segunda-feira, 21, 32 minutos após a meia-noite.

A chegada de uma frente fria deverá fazer a umidade aumentar ao longo desta semana, com possibilidade de chuvas isoladas. O destaque mesmo será o frio, sobretudo no início desta semana. Até esta terça, 15, o sol predomina, às vezes entre nuvens,  e não chove.  O fim de semana pode ter chuva, mas as mínimas aumentam no sábado. O inverno chega trazendo sol pleno e céu azul.

O inverno 2021 deve seguir o padrão de normalidade histórica, sem efeito dos fenômenos El Niño ou La Niña, avalia a meteorologista Dóris Santos Palma, de São Paulo. No entanto, a expectativa é que o Sudeste enfrente duas ondas de frio intenso: uma  na segunda quinzena de julho e outra, mais forte, na primeira semana de agosto.

A estação do Inmet em Salinas chegou a registrar,  em 8 de agosto de 2014, 1,1 graus negativos, a menor temperatura oficialmente da história recente do município. O instituto alega que a manutenção da estação foi suspensa devido à pandemia.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima