Maio Amarelo: campanha alerta estudantes sobre riscos de dirigir alcoolizado

Ação de conscientização de adolescentes integra a Campanha Escola Nota 10 da Lei Seca
quarta-feira, 10 de maio de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Governo do Estado do RJ)
(Fotos: Governo do Estado do RJ)

Com o objetivo de fortalecer a conscientização sobre a importância da segurança no trânsito, o Governo do Estado do Rio de Janeiro está integrando as ações do projeto Escola Nota 10 da Lei Seca à Campanha Maio Amarelo, de prevenção e combate aos acidentes, que tem como tema “No trânsito, escolha a vida!”. 

Ao todo 16 municípios fluminenses, inclusive Nova Friburgo, já estão no cronograma do projeto. Nesta semana, as equipes do projeto estão visitando escolas do município, promovendo a conscientização entre estudantes para reduzir o número de acidentes de trânsito. O Colégio Estadual Canadá, no bairro Olaria, foi o primeiro a receber o projeto. No turno da manhã, pelo menos 70 alunos do ensino médio participaram das atividades.

“O Escola Nota 10 vem somar ao Maio Amarelo, pois leva informação para os adolescentes que em breve estarão pilotando motos, dirigindo ou mesmo pegando carona com amigos e precisam estar conscientes do risco da associação de álcool e direção. A intenção é que possamos criar uma cultura de responsabilidade na condução de veículos e assim um trânsito mais seguro”, disse o secretário estadual de Governo Bernardo Rossi.

As ações incluem palestras e vídeos com orientações sobre segurança no trânsito, alertas sobre os riscos da associação de álcool e direção, atividades interativas que ajudam os estudantes a compreenderem o impacto do álcool sobre o condutor, além de depoimentos de agentes PCDs (pessoas com deficiência) que estão na condição de cadeirantes por conta de acidentes envolvendo álcool e direção.

“Os depoimentos dos agentes PCDs despertam reflexões. São jovens que estão nesta condição de cadeirantes por conta de acidentes que envolveram álcool e direção. Os depoimentos sensibilizam os jovens e despertam imediatamente a consciência sobre a importância da responsabilidade no trânsito”, destaca Bernardo Rossi. Ao fim das palestras, os alunos participam de uma blitz educativa – com toda estrutura da Lei Seca - para conscientizar motoristas.

Mais de 1,1 mil alunos já receberam orientações

Em Nova Friburgo, o projeto ainda será levado nos próximos dias aos colégios estaduais Feliciano Costa, no distrito de Conselheiro Paulino; Etelvina Schottz, no bairro Córrego Dantas; Eduardo Breder, no distrito de Campo do Coelho e Augusto Spinelli, no Cônego.

O Escola Nota 10 da Lei Seca já foi levado a escolas dos municípios vizinhos de Petrópolis e Teresópolis, onde mais de 1.100 alunos receberam informações nas últimas semanas. O projeto chegará nas próximas semanas a escolas dos municípios de Sumidouro, Três Rios, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Paraíba do Sul, Armação de Búzios, Cordeiro, Carmo, Duas Barras, Macuco, Bom Jardim, Cantagalo e Comendador Levy Gasparian.

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: