Acordo firmado entre os sindicatos do Comércio Varejista (Sincomércio) e o dos Empregados no Comércio liberou as lojas de Nova Friburgo e municípios vizinhos a abrirem nos próximos dois feriados deste mês: a próxima quarta-feira, 15 (Proclamação da República), e o próximo dia 20 (segunda-feira - celebração da Consciência Negra). As lojas já haviam obtido autorização para funcionar no último feriado, dia 2, Finados. Os sindicatos também chegaram a um consenso para permitir que neste mês, em caráter excepcional, as empresas assinem, para os três feriados, um único termo de adesão, documento exigido pela convenção coletiva da categoria para atendimento aos clientes em datas especiais.
“Nosso instrumento coletivo estabelece um termo de adesão para cada feriado. Como em novembro são três e o comércio enfrenta queda nas vendas, decidimos facilitar para que mais empresários do comércio oficializem esse processo. Quem fez o termo para o dia 2 não necessitará mais de nenhuma providência para os feriados dos dias 15 e 20”, esclarece o presidente do Sincomércio, Braulio Rezende.
Ele alerta, porém, que as empresas não podem deixar de homologar o termo de adesão, que reitera o compromisso com normas fixadas pela convenção quanto a horários e garantias trabalhistas dos comerciários. “As lojas precisam respeitar tudo o que está previsto na convenção e validar o termo de adesão nos sindicatos patronal e laboral. Eu e a presidente do Sindicato dos Empregados, Therezinha Affonso Jordão, pretendemos que a resolução extraordinária sirva para abranger mais empresas em novembro e ajudar o comércio da região”, acentua Braulio Rezende.
Devem seguir a convenção coletiva de Nova Friburgo, por se encontrarem na área de atuação do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio, também as lojas situadas nos municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro.
Deixe o seu comentário