Johnny Maycon quer antecipar o início da transição de governo

Prefeito eleito vai oficiar o atual chefe do Executivo para que o processo seja imediatamente iniciado
quarta-feira, 18 de novembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Johnny Maycon:
Johnny Maycon: "Como este ano o pleito foi transferido para 15 de novembro, teremos muito pouco tempo para fazer essa transição" (Foto: Henrique Pinheiro)

Após o pleito do último domingo, 15, no qual o atual vereador Johnny Maycon foi eleito prefeito de Nova Friburgo com 22.277 votos válidos (23,28%), terá início a transição de governo, procedimento normal a cada troca de comando na cidade, mas que nem sempre ocorre de maneira pacífica. Segundo a Lei Orgânica Municipal, o atual prefeito tem até 15 dias após a homologação do resultado das eleições para convidar o prefeito eleito a dar início à transição.  

Até o dia 31 de dezembro deste ano, Nova Friburgo continua sendo administrada pelo prefeito Renato Bravo, que tentava a reeleição, mas ficou em décimo lugar nas urnas, com 3.538 votos (3,70%). Neste período, as equipes do futuro prefeito e da atual gestão irão se reunir a fim de que Johnny Maycon tome conhecimento sobre a situação orçamentária do município, bem como o andamento de contratos de prestação de serviços, andamento de obras e investimentos, entre outras questões pertinentes que o novo ocupante da cadeira número um do Palácio Barão de Nova Friburgo deve estar à par já no primeiro dia de mandato.

Cabe ressaltar que esse período de transição de governo, que já é curto, foi ainda mais abreviado pela pandemia do coronavírus, que causou o adiamento das eleições de 4 de outubro (primeiro domingo daquele mês - data habitual do pleito no Brasil) para 15 de novembro. Ou seja, o novo prefeito Johnny Maycon terá pouco mais de um mês para analisar e avaliar a situação do município e projetar o que pode ser feito a partir de 1º de janeiro pela saúde, educação, mobilidade urbana, entre outras áreas sensíveis e que os friburguenses clamam por mudanças e melhorias.

De acordo com o artigo 220 da Lei Orgânica Municipal – que foi atualizada na atual gestão do Legislativo Municipal, inclusive com a contribuição de Johnny Maycon – o atual prefeito tem até 15 dias após a homologação do resultado das eleições para convidar o prefeito eleito a dar início à transição. Ouvido por A VOZ DA SERRA nesta terça-feira, 17, Johnny Maycon pretende antecipar esse processo.

“Tivemos uma eleição atípica e acredito que não podemos esperar esses 15 dias. Isso tem que ocorrer o mais rápido possível, até porque, esse dispositivo da Lei Orgânica é baseado na eleição ocorrendo no primeiro domingo de outubro, mas como este ano o pleito foi transferido para 15 de novembro, teremos muito pouco tempo para fazer essa transição”, afirmou o prefeito eleito de Nova Friburgo, que completou: “Ainda nesta semana iremos oficiar o chefe do Executivo Municipal requerendo uma antecipação desse processo e que tome todas as medidas para garantir uma transição republicana, respeitosa, atendendo a todos os dispositivos legais e morais, nos fornecendo acesso direto a todas as informações da administração municipal, principalmente com relação a processos relativos à saúde e a educação, bem como a situação das nossas concessionárias”, declarou.

Além do prefeito eleito Johnny Maycon, o jornal também procurou o atual chefe do Executivo Municipal através da Subsecretaria de Comunicação Social, solicitando informações sobre como se dará o processo de transição de governo. Em nota, a atual gestão municipal informou que internamente já está preparando os relatórios e reforçou que “a Lei Orgânica Municipal prevê um prazo de 15 dias após a homologação do resultado da eleição para que seja feito contato e iniciada a transição”.

Viva a democracia

De maneira respeitosa e cordial, alguns candidatos à Prefeitura de Nova Friburgo publicaram ontem, 17, em suas redes sociais mensagens parabenizando o prefeito eleito Johnny Maycon. Wanderson Nogueira (2º colocado nas urnas), Lucidarlen Novaes e Hugo Moreno publicaram mensagens agradecendo seus eleitores. Juvenal Condack, Silvia Faltz e Mariozam da Rádio não publicaram mais nada em suas páginas oficiais desde a véspera das eleições.

O atual prefeito Renato Bravo agradeceu seus eleitores e parabenizou o vencedor Johnny Maycon através de uma publicação em sua página oficial no Facebook na tarde desta terça-feira: “Quero parabenizar o vereador Jhonny Maycon e seu vice Serginho pela eleição. Desejo boa sorte ao novo prefeito, futuro condutor dos caminhos do município. Sou profundamente grato a todos vocês pela grande honra que tive de ser prefeito desta cidade onde vivo e que amo. Claro que eu gostaria que o resultado tivesse sido diferente”, disse.

Outros sete postulantes ao cargo de prefeito também saudaram o novo prefeito: “Que o prefeito e vereadores eleitos possam honrar suas missões de transformar nosso município numa cidade cada vez melhor”, afirmou a delegada Danielle Bessa. “Quero desejar sorte, saúde e prosperidade ao novo prefeito eleito. Que Deus abençoe Nova Friburgo e o novo prefeito”, declarou Alexandre Cruz. “Quero desejar boa sorte ao prefeito que se elegeu. Que Nova Friburgo possa avançar muito em todas as áreas”, disse Sérgio Louback. 

“Parabenizo o prefeito eleito Johnny Maycon, prefeito eleito, e desejar sucesso. Que tenha sabedoria para escolher uma excelente equipe”, falou André Montechiari. “Ao candidato vencedor desejamos sucesso e que possa cumprir com o que se comprometeu respeitando a confiança vinda das urnas”, declarou Cláudio Damião. “Eu não poderia deixar de parabenizar o prefeito eleito, Johnny Maycon. Que você seja abençoado e resgatar o orgulho de todos nós friburguenses”, afirmou Arthur Mattar. “Desejamos ao prefeito eleito, Johnny Maycon e Serginho, o sucesso e a sabedoria necessária para governarem estas terras tão verdes, cheias de riqueza e de belezas”, escreveu Cacau Rezende. 

 

LEIA MAIS

Outros seis integrantes também tiveram seus nomes confirmados, revela Massimo

Em janeiro de 2021, tragédia climática que abalou Nova Friburgo completará dez anos

Contrato com a empresa que presta o serviço termina em 31 de dezembro e será necessário fazer um emergencial para evitar desabastecimento

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra