Johnny Maycon quer antecipar o início da transição de governo

Prefeito eleito vai oficiar o atual chefe do Executivo para que o processo seja imediatamente iniciado
quarta-feira, 18 de novembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Johnny Maycon:
Johnny Maycon: "Como este ano o pleito foi transferido para 15 de novembro, teremos muito pouco tempo para fazer essa transição" (Foto: Henrique Pinheiro)

Após o pleito do último domingo, 15, no qual o atual vereador Johnny Maycon foi eleito prefeito de Nova Friburgo com 22.277 votos válidos (23,28%), terá início a transição de governo, procedimento normal a cada troca de comando na cidade, mas que nem sempre ocorre de maneira pacífica. Segundo a Lei Orgânica Municipal, o atual prefeito tem até 15 dias após a homologação do resultado das eleições para convidar o prefeito eleito a dar início à transição.  

Até o dia 31 de dezembro deste ano, Nova Friburgo continua sendo administrada pelo prefeito Renato Bravo, que tentava a reeleição, mas ficou em décimo lugar nas urnas, com 3.538 votos (3,70%). Neste período, as equipes do futuro prefeito e da atual gestão irão se reunir a fim de que Johnny Maycon tome conhecimento sobre a situação orçamentária do município, bem como o andamento de contratos de prestação de serviços, andamento de obras e investimentos, entre outras questões pertinentes que o novo ocupante da cadeira número um do Palácio Barão de Nova Friburgo deve estar à par já no primeiro dia de mandato.

Cabe ressaltar que esse período de transição de governo, que já é curto, foi ainda mais abreviado pela pandemia do coronavírus, que causou o adiamento das eleições de 4 de outubro (primeiro domingo daquele mês - data habitual do pleito no Brasil) para 15 de novembro. Ou seja, o novo prefeito Johnny Maycon terá pouco mais de um mês para analisar e avaliar a situação do município e projetar o que pode ser feito a partir de 1º de janeiro pela saúde, educação, mobilidade urbana, entre outras áreas sensíveis e que os friburguenses clamam por mudanças e melhorias.

De acordo com o artigo 220 da Lei Orgânica Municipal – que foi atualizada na atual gestão do Legislativo Municipal, inclusive com a contribuição de Johnny Maycon – o atual prefeito tem até 15 dias após a homologação do resultado das eleições para convidar o prefeito eleito a dar início à transição. Ouvido por A VOZ DA SERRA nesta terça-feira, 17, Johnny Maycon pretende antecipar esse processo.

“Tivemos uma eleição atípica e acredito que não podemos esperar esses 15 dias. Isso tem que ocorrer o mais rápido possível, até porque, esse dispositivo da Lei Orgânica é baseado na eleição ocorrendo no primeiro domingo de outubro, mas como este ano o pleito foi transferido para 15 de novembro, teremos muito pouco tempo para fazer essa transição”, afirmou o prefeito eleito de Nova Friburgo, que completou: “Ainda nesta semana iremos oficiar o chefe do Executivo Municipal requerendo uma antecipação desse processo e que tome todas as medidas para garantir uma transição republicana, respeitosa, atendendo a todos os dispositivos legais e morais, nos fornecendo acesso direto a todas as informações da administração municipal, principalmente com relação a processos relativos à saúde e a educação, bem como a situação das nossas concessionárias”, declarou.

Além do prefeito eleito Johnny Maycon, o jornal também procurou o atual chefe do Executivo Municipal através da Subsecretaria de Comunicação Social, solicitando informações sobre como se dará o processo de transição de governo. Em nota, a atual gestão municipal informou que internamente já está preparando os relatórios e reforçou que “a Lei Orgânica Municipal prevê um prazo de 15 dias após a homologação do resultado da eleição para que seja feito contato e iniciada a transição”.

Viva a democracia

De maneira respeitosa e cordial, alguns candidatos à Prefeitura de Nova Friburgo publicaram ontem, 17, em suas redes sociais mensagens parabenizando o prefeito eleito Johnny Maycon. Wanderson Nogueira (2º colocado nas urnas), Lucidarlen Novaes e Hugo Moreno publicaram mensagens agradecendo seus eleitores. Juvenal Condack, Silvia Faltz e Mariozam da Rádio não publicaram mais nada em suas páginas oficiais desde a véspera das eleições.

O atual prefeito Renato Bravo agradeceu seus eleitores e parabenizou o vencedor Johnny Maycon através de uma publicação em sua página oficial no Facebook na tarde desta terça-feira: “Quero parabenizar o vereador Jhonny Maycon e seu vice Serginho pela eleição. Desejo boa sorte ao novo prefeito, futuro condutor dos caminhos do município. Sou profundamente grato a todos vocês pela grande honra que tive de ser prefeito desta cidade onde vivo e que amo. Claro que eu gostaria que o resultado tivesse sido diferente”, disse.

Outros sete postulantes ao cargo de prefeito também saudaram o novo prefeito: “Que o prefeito e vereadores eleitos possam honrar suas missões de transformar nosso município numa cidade cada vez melhor”, afirmou a delegada Danielle Bessa. “Quero desejar sorte, saúde e prosperidade ao novo prefeito eleito. Que Deus abençoe Nova Friburgo e o novo prefeito”, declarou Alexandre Cruz. “Quero desejar boa sorte ao prefeito que se elegeu. Que Nova Friburgo possa avançar muito em todas as áreas”, disse Sérgio Louback. 

“Parabenizo o prefeito eleito Johnny Maycon, prefeito eleito, e desejar sucesso. Que tenha sabedoria para escolher uma excelente equipe”, falou André Montechiari. “Ao candidato vencedor desejamos sucesso e que possa cumprir com o que se comprometeu respeitando a confiança vinda das urnas”, declarou Cláudio Damião. “Eu não poderia deixar de parabenizar o prefeito eleito, Johnny Maycon. Que você seja abençoado e resgatar o orgulho de todos nós friburguenses”, afirmou Arthur Mattar. “Desejamos ao prefeito eleito, Johnny Maycon e Serginho, o sucesso e a sabedoria necessária para governarem estas terras tão verdes, cheias de riqueza e de belezas”, escreveu Cacau Rezende. 

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Órgão aguarda esclarecimentos da PGM sobre notícia de fato instaurada para investigar irregularidades em contrato entre prefeitura e empresa

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra