Incêndio em poste causa apagão de internet em vários bairros

Serviços de operadoras só foram restabelecidos no fim da tarde, após um dia inteiro sem telecomunicações de Olaria ao Paissandu
quinta-feira, 05 de maio de 2022
por Jornal A Voz da Serra
O fogo no poste em Olaria (Reprodução de vídeo)
O fogo no poste em Olaria (Reprodução de vídeo)

Uma parte expressiva de Nova Friburrgo,  concentradora de comércio, serviços e empresas dos mais variados segmentos, vivenciou nesta quinta-feira, 5, um apagão nas telecomunicações que durou quase um dia inteiro. Um incêndio de manhã em um poste na Avenida Júlio Antônio Thurler, em Olaria,  afetou as operações de praticamente todas as redes de banda larga e telefonia entre o bairro e o Paissandu, em Nova Friburgo, deixando milhares de pessoas e negócios sem internet por várias horas. O problema só foi resolvido por volta das 17h.

Parte dos empreendimentos do Espaço Arp, por exemplo, na Avenida Julius Arp, onde funciona o jornal A VOZ DA SERRA, foi impactada.

As equipes de reparo rapidamente entraram  em ação, mas foi preciso a atuação de diferentes empresas para o restabelecimento dos serviços. O trânsito em Olaria chegou a ser desviado para a Via Expressa no trecho afetado pelo incêndio, a fim de facilitar o trabalho das equipes.

Não se sabem ainda as causas do incêndio, que provocou grande susto em moradores e pedestres, A Energisa informou que o fogo, apesar de não ter começado na rede de distribuição de energia, acabou  danificando os cabos da companhia, o que provocou a interrupção do fornecimento de luz  para alguns clientes.

Após a atuação da Energisa, as empresas de telecomunicações afetadas tiveram que retirar os cabos danificados para substituí-los por novos. 

Segundo a Energisa,  os postes fazem parte da infraestrutura da rede de energia da cidade, mas o uso deles é compartilhado tanto pela distribuidora de energia quanto por  empresas de telecomunicações, como  telefonia e  internet. "A Energisa alerta que existem normas e responsabilidades para esse uso mútuo dos postes, sendo a manutenção e organização dos cabos de responsabilidade das empresas de telecomunicações", informou a empresa em nota.

 

LEIA MAIS

Bloqueio atmosférico vem impedindo a chegada de massas de ar polar, que ficam restritas ao Sul do Brasil

Não há previsão de chuva tão cedo: assim como o ar, a vegetação está extremamente seca

Do total, sobreviventes de incêndio participaram por fotos e 4 já têm interessados, mas faltam outros 19

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: fogo