Uma parte expressiva de Nova Friburrgo, concentradora de comércio, serviços e empresas dos mais variados segmentos, vivenciou nesta quinta-feira, 5, um apagão nas telecomunicações que durou quase um dia inteiro. Um incêndio de manhã em um poste na Avenida Júlio Antônio Thurler, em Olaria, afetou as operações de praticamente todas as redes de banda larga e telefonia entre o bairro e o Paissandu, em Nova Friburgo, deixando milhares de pessoas e negócios sem internet por várias horas. O problema só foi resolvido por volta das 17h.
Parte dos empreendimentos do Espaço Arp, por exemplo, na Avenida Julius Arp, onde funciona o jornal A VOZ DA SERRA, foi impactada.
As equipes de reparo rapidamente entraram em ação, mas foi preciso a atuação de diferentes empresas para o restabelecimento dos serviços. O trânsito em Olaria chegou a ser desviado para a Via Expressa no trecho afetado pelo incêndio, a fim de facilitar o trabalho das equipes.
Não se sabem ainda as causas do incêndio, que provocou grande susto em moradores e pedestres, A Energisa informou que o fogo, apesar de não ter começado na rede de distribuição de energia, acabou danificando os cabos da companhia, o que provocou a interrupção do fornecimento de luz para alguns clientes.
Após a atuação da Energisa, as empresas de telecomunicações afetadas tiveram que retirar os cabos danificados para substituí-los por novos.
Segundo a Energisa, os postes fazem parte da infraestrutura da rede de energia da cidade, mas o uso deles é compartilhado tanto pela distribuidora de energia quanto por empresas de telecomunicações, como telefonia e internet. "A Energisa alerta que existem normas e responsabilidades para esse uso mútuo dos postes, sendo a manutenção e organização dos cabos de responsabilidade das empresas de telecomunicações", informou a empresa em nota.
Deixe o seu comentário