Estiagem ainda pode durar até o fim do mês: só deve chover no início de agosto

Bloqueio atmosférico vem impedindo a chegada de massas de ar polar, que ficam restritas ao Sul do Brasil
quarta-feira, 20 de julho de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A queimada no Caledônia no último domingo (Foto: Vagner Moraes)
A queimada no Caledônia no último domingo (Foto: Vagner Moraes)

Sob ameaças de um céu vez por outra cinzento,  os friburguenses se perguntam: quando vai chover um pouco para aliviar a secura do ar e do solo, assentar a poeira suspensa e melhorar a qualidade do ar? E outra pergunta: quando virá, sobretudo durante o dia, o frio do inverno?

Por enquanto, segundo o Climatempo, nenhuma mudança, nenhuma novidade à vista, é a resposta para as duas perguntas. A grande massa de ar seco que vem predominando sobre o Brasil, e atuando fortemente sobre o Sudeste, ficou ainda mais forte nos últimos dias e mantém as condições para o bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias, que ficam restritas ao Sul do Brasil.

Até o fim de julho, poucos episódios de chuva deverão ocorrer em algumas áreas do litoral, em  dias onde houver um eventual aumento do vento marítimo. Nesta situação tem-se um aumento da concentração de ar úmido nas áreas próximas ao mar, o que favorece o desenvolvimento de nuvens de chuva.

O meteorologista Vinícius Lucyrio, da equipe de previsão climática do Climatempo, aposta que o bloqueio das frentes frias dure mais duas semanas. Segundo ele, modelos atmosféricos simulados em computador indicam alguma mudança somente no início de agosto.

A climatologia, ou seja, os estudos sobre o tempo, mostra que julho  é um mês normalmente seco. O problema este ano é que a falta de chuva vem sendo sentida desde março.

A primeira quinzena de julho fechou com grande parte do Sudeste acumulando entre 70 e mais de cem dias sem ocorrência de chuva igual ou acima de 10mm em 24 horas. 

"Vândalos criminosos"

A vegetação seca favorece incêndios florestais. Segundo o portal de notícias G1, baseado no Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o incêndio no último domingo, 17, no Caledônia  consumiu três hectares de mata do Parque Estadual dos Três Picos. A VOZ DA SERRA não conseguiu informações oficiais do Corpo de Bombeiros.

Segundo o Inea, o fogo começou na Rua Albeuve, no bairro Cascatinha. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 19h30 por guardas-parques. O combate varou a madrugada.

Na manhã de segunda-feira, três guarda-parques e o coordenador da unidade estavam atuando no rescaldo e monitorando a área para evitar que o incêndio recomeçasse.

"A gente conta com o apoio da sociedade para inibir o uso do fogo e também fazer denúncias desses vândalos criminosos que, além de agredir a saúde da sociedade friburguense, degrada o patrimônio e essa biodiversidade tão linda que temos no Caledônia", disse ao G1 o coordenador Romenique.

A Região Serrana estava com risco muito alto para incêndios florestais no domingo, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) colhidos pelo G1.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: fogo | Clima