Feira do último sábado conseguiu lar para 14 de 20 cães disponibilizados

Do total, sobreviventes de incêndio participaram por fotos e 4 já têm interessados, mas faltam outros 19
segunda-feira, 11 de julho de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Filhotes que sobreviveram ao incêndio (Arquivo AVS)
Filhotes que sobreviveram ao incêndio (Arquivo AVS)

A campanha de adoção responsável de cães do último sábado, 9, promovida pela prefeitura na Estação Livre, ofertou tanto animais abandonados quanto vítimas de maus-tratos e, também, os resgatados do incêndio de duas semanas atrás em uma casa no Floresta, no distrito de Conselheiro Paulino. Estes últimos, em sua maioria filhotes ainda mamando e em quarentena devido à vermifugação, foram mostrados em um mural de fotos.

Do total de 20 cães disponibilizados, 14 foram adotados - entre eles quatro filhotes do incêndio já "reservados" por seus futuros donos. Também foi doado, segundo a prefeitura, um cão adulto resgatado do incêndio.

O incêndio na localidade conhecida como  Buraco da Concha, no  Floresta,  começou na noite de sábado, 25. A casa cujo morador, um idoso, vivia com mais de 40 cães, pegou fogo de forma ainda inexplicada (abaixo). Cerca de 20 cães morreram durante o incêndio.  O morador não estava em casa e escapou ileso. 

No total, 18 filhotes e seis cães adultos foram resgatados com vida. Esses animais foram acolhidos temporariamente pelo abrigo Cristina Paxeco.

Os cães mortos foram recolhidos pela Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea) na manhã de domingo, 26. O órgão também providenciou o sepultamento desses animais.  Segundo vizinhos, o dono do imóvel juntava materiais para reciclagem, além de acumular cães. 

Os cães sobreviventes foram tratados para estarem em condições de serem adotados. Os interessados em adotar um animalzinho  podem obter informações  junto à Ssubea pelo telefone 2525-9111. O abrigo de Cristina Paxeco também precisa de qualquer tipo de doação para ajudar na manutenção dos animais abrigados, desde ração e medicamentos até cobertores e produtos de limpeza. O telefone para contato é (22) 99966-6487

Na  feira de adoção anterior,  no sábado  25,  de 15 cães adultos disponibilizados para adoção, todos vítimas de maus-tratos ou abandonados, apenas quatro conseguiram um novo lar. Todos eles foram castrados e tratados antes de serem levados à campanha de adoção responsável. 

 

LEIA MAIS

Próxima etapa da campanha, no dia 17, será voltada para gatos, adultos e filhotes

Convivência com o ser humano perdura há mais de dez mil anos

No total, 1.200 esterilizações serão realizadas a custo zero para o tutor

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: PET | fogo