Impostos municipais: contribuintes podem retirar guias no site da prefeitura

Boletos do IPTU, foro, ISS e alvará já estão disponíveis em Friburgo
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Impostos municipais: contribuintes podem retirar guias no site da prefeitura

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão, informa que as guias para pagamento de vários tributos municipais como o Imposto Predial e Territorial Urbano, foro, Imposto sobre Serviços (ISS) e alvará estão disponíveis para impressão no site da prefeitura (www.pmnf.rj.gov.br). O pagamento das guias pode ser feito em agências bancárias ou lotéricas. O calendário de vencimento do IPTU começa no próximo dia 10 de março (cota única com 8% de desconto ou a primeira de dez cotas, para quem optar pelo pagamento em parcelas).  

O ISS fixo é um tributo anual que incide na prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos. O pagamento da cota única pode ser feito até 10 de abril de 2021, com desconto de 8%. O pagamento parcelado perde o desconto, mas pode ser feito em quatro vezes. A primeira cota pode ser paga até 10 de abril e a última parcela até 10 de julho.

Já o alvará (Taxa de Renovação de Licença para Localização de estabelecimentos de Produção, Comércio, Indústria ou Prestação de Serviços de Qualquer Natureza – TFLIF) concede uma licença ou autorização para que uma empresa exerça atividade comercial ou outros serviços. O pagamento da cota única do alvará também pode ser feito até 10 de abril com desconto de 8%. Em caso de parcelamento, a primeira cota deve ser paga até 10 de abril e a última parcela em 10 de julho.

Para impressão do boleto do alvará basta acessar o site da prefeitura, ir na aba "Geral'', clicar em Alvará e informar a inscrição municipal, que pode ser encontrada na Guia de Alvará emitida anteriormente. No caso do ISS, o contribuinte deve seguir os passos iniciais acessando o site, indo na aba "Geral'' e clicando em ISS Fixo. Para finalizar, basta informar o número da inscrição municipal (informação encontrada nos carnês dos anos anteriores).  

A prefeitura reforça a orientação de que, diante do cenário de pandemia, o contribuinte deve retirar, preferencialmente, o carnê através do site a fim de evitar aglomerações na Secretaria de Fazenda.

IPTU 2021

A Prefeitura de Nova Friburgo também está fazendo a emissão dos carnês do IPTU 2021 pela internet, mas para evitar aglomerações e descentralizar o atendimento, seis pontos estão em funcionamento para auxiliar o contribuinte sem acesso à internet: além da Secretaria de Finanças, o Centro de Turismo, a Administração de São Geraldo e as subprefeituras de Olaria, Conselheiro Paulino, Lumiar e São Pedro da Serra imprimem as guias de pagamento. Basta informar o número de inscrição do imóvel impresso em boletos de anos anteriores. 

 O contribuinte que estiver devendo o IPTU até 31 de dezembro de 2020, se pagar o tributo deste ano à vista até 10 de março de 2021, terá um desconto de 4%. Aqueles que estiverem em débito com a prefeitura e quiserem regularizar a situação, terão um desconto de 40% da multa de mora e juros legais mediante pagamento à vista. Os proprietários de imóveis foreiros deverão emitir a guia de pagamento do foro, já que este pagamento é feito separadamente do IPTU.

 

LEIA MAIS

Contribuinte deverá elaborar a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponível no site da Receita Federal

Valores serão depositados na próxima quarta

Melhora pode estar relacionada ao retorno de eventos como feiras, atividades esportivas/culturais, carnaval e recuperação geral da economia

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: imposto