Friburgo registra aumento de 26,76% da arrecadação no primeiro semestre

Melhora pode estar relacionada ao retorno de eventos como feiras, atividades esportivas/culturais, carnaval e recuperação geral da economia
sexta-feira, 08 de julho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

Com 18 meses de governo, a administração municipal apresenta bons resultados em relação ao aumento da arrecadação dos tributos municipais. Comparando os seis primeiros meses de 2022 com os seis primeiros de 2021, ocorreu um aumento de 26,76% na arrecadação. Este número é bem superior ao índice de inflação registrado em 2021, que foi de 10,06%.

O bom resultado apresentado está diretamente ligado à melhora das condições gerais de atendimento, à maior agilidade na tramitação dos processos, melhora da comunicação entre a administração pública com os contribuintes e outros fatores.

Este aumento de arrecadação tem ligação direta também com o retorno dos eventos como feiras, atividades esportivas/culturais, carnaval e do processo de recuperação geral da economia no município que, entre outros índices favoráveis, apresenta a geração de 739 novos postos de trabalho, se classificando, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), na 6ª colocação geral no ranking entre os municípios do estado do Rio de Janeiro em geração de empregos. 

Avaliados os dados de arrecadação de forma analítica, a cidade apresenta um aumento 22,61% na arrecadação com Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), de 27,85% na arrecadação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSqn) e de 89,21% na arrecadação da Dívida Ativa. 

Os recursos arrecadados são revertidos em benefícios que a administração pode, de fato, entregar para a população. Este aumento já reflete diretamente nas ações importantes e necessárias para a melhoria da qualidade de vida da população. 

Ações já executadas este ano:

  • Contratação de profissionais para a melhoria do atendimento na área de Saúde;

  • Contração de profissionais para cobrir as demandas da Educação;

  • Compra de medicamentos;

  • Asfaltamento de ruas;

  • Licitação para reforma de oito espaços esportivos.

Ao pagar o seu imposto em dia, o morador contribui para um efetivo desenvolvimento da cidade, melhorando a vida de toda a comunidade. Cada cidadão deve procurar o setor de atendimento da Secretaria de Finanças, que funciona na sede da Prefeitura, para verificar a sua situação. Ao conferir se não esqueceu de realizar o pagamento de algum tributo junto ao município, estará colaborando com a sua cidade.

 

LEIA MAIS

Contribuinte deverá elaborar a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponível no site da Receita Federal

Órgão aguarda esclarecimentos da PGM sobre notícia de fato instaurada para investigar irregularidades em contrato entre prefeitura e empresa

Município diz que passou o dia abordando pessoas em situação de rua. Muitos foram vistos dormindo em lugares como o coreto do Paissandu

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: imposto | Governo