O Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, recebeu 2.385 doações de sangue de janeiro a junho. O número é superior ao total de doações captadas no primeiro semestre de 2022, quando 1.920 doadores praticaram a boa ação capaz de salvar vidas.
O mês com maior volume de bolsas de sangue foi março. Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, em janeiro foram 323 doações; fevereiro, 447; março, 470; abril, 285; maio, 396; e junho, 464. O objetivo é que esse número continue aumentando, fazendo com que os estoques estejam sempre abastecidos, estima a direção do hemocentro que atende aos hospitais de Nova Friburgo e de 13 municípios vizinhos do Centro-Norte fluminense. É bom lembrar que as doações nesta época do ano, costumam diminuir por causa do frio e das férias escolares e os estoques podem ficar comprometidos, portanto, é preciso fazer esse ato de solidariedade.
O hemocentro regional funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Os doadores que trabalham nesse horário têm direito a um atestado, o que facilita a doação. Para participar basta estar bem de saúde, pesar mais de 50 quilos e não ingerir alimentos gordurosos ou derivados de leite.
Deixe o seu comentário