Governo divulga calendário de feriados e pontos facultativos de 2025

Trabalhadores terão quatro feriados prolongados, com alguns caindo em fins de semana
segunda-feira, 30 de dezembro de 2024
por Liz Tamane
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

O governo federal divulgou, nesta segunda-feira, 30, por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a lista de feriados nacionais e pontos facultativos para o ano de 2025. O calendário traz boas notícias para quem aprecia dias extras de descanso: o próximo ano contará com quatro feriadões, além de outras datas que poderão ser aproveitadas mediante organização antecipada.

O primeiro grande feriadão ocorre em abril, com a conjunção da Sexta-feira Santa, no dia 18, e o feriado de Tiradentes, na segunda-feira seguinte, 21. Esta combinação possibilitará até quatro dias consecutivos de folga, dependendo das regras de cada organização e das preferências individuais de planejamento.

Outros três feriadões estão previstos para 2025. Todos eles caem em quintas-feiras, permitindo que empresas e trabalhadores negociem a emenda com a sexta-feira para prolongar o descanso. As datas são: 1º de maio (Trabalhador), 20 de novembro (Consciência Negra) e 25 de dezembro (Natal).

Por outro lado, 2025 também reserva quatro feriados que cairão em finais de semana, o que pode gerar certa frustração para quem não aproveita folgas nesses dias. São eles: 07 de setembro (Independência do Brasil, domingo), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida, domingo), 02 de novembro (Finados, domingo) e 15 de novembro (Proclamação da República, sábado).

O calendário também inclui datas que não são feriados nacionais, mas costumam ser tratados como pontos facultativos, a exemplo do Carnaval, da Quarta-Feira de Cinzas e do Corpus Christi. Esses dias têm o funcionamento dos órgãos públicos definido por cada administração, e as empresas privadas podem ou não adotar a folga, dependendo de seus regulamentos internos.

Estados e municípios também possuem autonomia para decretar feriados locais, geralmente associados a padroeiros, eventos históricos ou datas comemorativas específicas. É importante que trabalhadores e estudantes fiquem atentos às especificidades de suas regiões para aproveitar ao máximo esses dias.

Planejar e aproveitar

Para muitos brasileiros, os feriadões representam uma oportunidade de descansar, viajar ou colocar compromissos pessoais em dia. Com a divulgação antecipada do calendário, é possível planejar viagens, reservar acomodações com antecedência e, em alguns casos, economizar em passagens e hospedagem. Os setores de turismo e lazer também se beneficiam dos feriadões, com aumento significativo na procura por destinos turísticos, como praias, serras e cidades históricas que costumam estar entre os preferidos dos brasileiros. Contudo, a alta demanda também pode elevar os preços, reforçando a necessidade de organização prévia.

Impactos no mercado

Para as empresas, os feriadões podem representar desafios, como a necessidade de reorganização de cronogramas e escalas de trabalho. Em contrapartida, oferecem aos colaboradores momentos de descanso que podem impactar positivamente na produtividade. Em setores como comércio e serviços, é comum a adoção de estratégias para lidar com o aumento de demandas em vésperas de feriados prolongados.

Como consultar o calendário oficial

O calendário completo dos feriados nacionais e pontos facultativos de 2025 pode ser acessado no site oficial do DOU ou em portais de notícias. Além disso, aplicativos de calendário e organização pessoal costumam incorporar essas datas, facilitando o planejamento individual e corporativo. Com essas informações, os brasileiros podem se organizar para aproveitar ao máximo os feriadões de 2025, seja para descansar, viajar ou simplesmente recarregar as energias para os desafios do dia a dia.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: