O governador em exercício Cláudio Castro reuniu-se com o controlador-geral do Estado, Francisco Ricardo Soares, para discutir o fortalecimento das estruturas de controle interno do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é estabelecer sistema com mecanismos preventivos que evitem desperdícios com os recursos públicos.
“Queremos criar normativas para que as secretarias façam a padronização do controle interno para aumentar a capacidade de fiscalização e evitar que o Estado cometa erros”, destacou o governador.
De acordo com o controlador-geral, a ideia é que todo o processo de acompanhamento das compras, licitações e pregões seja feito de maneira automatizada. O projeto conta com apoio da Procuradoria Geral do Estado e do Ministério Público Estadual.
“Com as medidas que vamos tomar, queremos prevenir gastos desnecessários e evitar eventuais fraudes e desvios que possam ocorrer antes da assinatura do contrato. Isso impediria a perda do dinheiro público”, afirmou Francisco Ricardo Soares, acrescentando que auditores de controle interno de todos os órgãos do governo serão capacitados para trabalhar com esse novo sistema.
Deixe o seu comentário