Foto Astronômica do Dia é escolhida pela Nasa na Região Serrana

Fotógrafo clicou conjunção de Vênus e Marte nos céus de Teresópolis, durante o carnaval
quarta-feira, 30 de março de 2022
por Jornal A Voz da Serra
A foto de Carlos  Fairbairn, o Kiko, divulgada pela Nasa
A foto de Carlos Fairbairn, o Kiko, divulgada pela Nasa

Uma imagem da conjunção entre os planetas Vênus e Marte, registrada na madrugada do último dia 3, em Teresópolis, pelo brasileiro Carlos Fairbairn foi escolhida pela Nasa, a agência espacial americana, como Foto Astronômica do Dia da última terça, 29.  É a décima vez que isso acontece com fotos dele.

Carlos Fairbairn, o Kiko, é um apaixonado por astronomia. Formado em administração e pós graduado em gestão de meio ambiente, trabalha na área ambiental e, há vários anos, dedica suas horas vagas à fotografia astronômica, segundo o site Olhar Digital. 

As imagens captadas por ele já foram publicadas em diversos veículos de comunicação, nacionais e internacionais. Em 2017, Kiko ganhou o prêmio “Astronomy Photographer of the Year”, a mais importante premiação da fotografia astronômica do mundo. 

Kiko contou ao site Olhar Digital que registrou essa imagem durante o feriado de carnaval, na Região Serrana. “Dei sorte, pois o clima na em Teresópolis estava bom”, disse.

Utilizando um aplicativo que simula o céu, ele percebeu que os dois planetas estariam em conjunção no final daquela madrugada e achou que valeria a pena tentar o registro. Durante a noite, saiu à procura de um local apropriado. Ali, preparou seu equipamento e esperou até que os astros aparecessem no horizonte. “Vênus surgiu primeiro, como um helicóptero pairando no ar… a força de seu brilho é algo indescritível! Seguiu Marte, com seus tons avermelhados. Lindíssimos! Era tanta beleza que quase esqueci de fazer a foto”, contou ao site.

A Nasa divulga imagens astronômicas como a de Kiko desde junho de 1995. O clique foi postado com a seguinte explanação:  “Quando dois planetas passam no céu noturno, eles geralmente podem ser vistos próximos um do outro por uma semana ou mais. No caso desta conjunção planetária, Vênus e Marte passaram a 4 graus um do outro no início deste mês. A imagem em destaque foi tirada alguns dias antes, quando Vênus estava subindo lentamente no céu antes do amanhecer, noite após noite, enquanto Marte estava se pondo lentamente. A imagem, um mosaico de quatro partes, foi capturada no Brasil da pequena cidade de Teresópolis. Além de Vênus e Marte, o céu da manhã agora também inclui um planeta mais distante, Saturno. Claro, essas conjunções são apenas aparentes – Vênus, Marte e Saturno continuam a orbitar o Sol em partes muito diferentes do nosso Sistema Solar. Na próxima semana, o ângulo entre Saturno e Marte cairá para menos de um quarto de grau.”

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima