Flexibilização: Nova Friburgo terá bandeira vermelha a partir desta segunda

Município já soma 822 infectados e 50 mortes por coronavírus. Após questionamentos de A VOZ DA SERRA, prefeitura vai detalhar os boletins. Veja as mudanças
sexta-feira, 17 de julho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
 O comércio de Nova Friburgo voltará a fechar as portas em Friburgo devido ao aumento na taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid nos hospitais(Foto: Henrique Pinheiro)
O comércio de Nova Friburgo voltará a fechar as portas em Friburgo devido ao aumento na taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid nos hospitais(Foto: Henrique Pinheiro)

Na tarde desta sexta-feira, 17, a Prefeitura de Nova Friburgo informou por meio de um decreto que na próxima semana o município estará com a bandeira que regula o plano de retomada segura das atividades na cor vermelha. Segundo publicação no Diário Oficial eletrônico, a taxa de ocupação média dos leitos de UTI desta semana fechou em 75%. Isso significa que a partir desta segunda-feira, 20, somente o comércio considerado essencial e a indústria poderá funcionar, esta com capacidade de 50%. É a primeira vez que o município entra neste estágio, considerado o mais restrito, após a retomada gradual das atividades, no último dia 3. Essas restrições permanecerão válidas até o próximo dia 26, domingo que vem. A aferição das bandeiras é feita todas as sextas-feiras.   

Com a adoção da bandeira vermelha, a partir desta segunda-feira, 20, bares e restaurantes deverão funcionar apenas em esquema de delivery ou take away (retirada na loja). Os shoppings e o comércio não essencial não poderão abrir. Hotéis, pousadas, motéis e similares, assim como pontos turísticos e vendedores ambulantes, que retomaram as atividades nesta sexta-feira, 17, também têm que suspender as atividades. Templos religiosos também deverão permanecer fechados. Próximas na fila para a retomada, as academias que se preparavam para voltar a funcionar na próxima semana, não poderão reabrir. Especula-se que o setor possa retornar às atividades se for adotada a bandeira laranja, mas até o momento não houve alteração por decreto municipal.

Boletins terão mais transparência

Durante a última semana, A VOZ DA SERRA enviou diversos questionamentos à prefeitura ao município pedindo informações sobre a taxa de ocupação do último fim de semana, mas, até esta sexta-feira, 17, a única resposta obtida era a de que a nossa demanda havia sido encaminhada para o setor responsável e deveríamos aguardar o retorno.

Após a reportagem na edição da última quinta-feira, 16, em que o jornal questionou a falta da informação e das diversas tentativas em obter respostas, a prefeitura nos informou, primeiramente que a taxa de ocupação de leitos dos fins de semana estariam inclusas no boletim divulgado às segundas-feiras. A reportagem voltou a insistir e em nova resposta e o município informou que “os hospitais particulares não nos enviam os dados em separado. Temos acesso apenas aos dados diários do Hospital Municipal Raul Sertã”.

Por fim, a prefeitura informou que em razão dos questionamentos realizados pela nossa equipe de reportagem, o município irá informar nos boletins que mostram o comportamento da pandemia às segundas-feiras a informação referente ao fim de semana anterior. “Diante da suas pertinentes solicitações e legítimos questionamentos, haverá uma separação desses dados pelo setor de estatística o que facilitará não só o entendimento da população mas, sobretudo, a transparência nas informações. Os boletins das segundas-feiras passarão a publicar os dados em separado.”, informou a Subsecretaria de Comunicação Social da prefeitura (Secom).

Taxa de ocupação de leitos no fim de semana

Segundo informou a Secom, no último sábado, 11, a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria de toda a rede de saúde do município foi de 34,7% e UTI, 82,1%. No domingo, 12, a taxa de enfermaria era de 44,4% e UTI, 82,1%. Na segunda-feira, 13, enfermaria: 50,7% e UTI: 82,1%; terça-feira, 14, enfermaria: 54,7% e UTI: 78,6%; quarta-feira, 15, enfermaria: 53,9% e UTI: 67,8%; quinta-feira, 16, enfermaria: 50,8% e UTI 71,4% e nesta sexta-feira, 17, enfermaria: 47,7% e UTI: 75%. O que configura a média geral da semana de enfermaria: 47,7% e UTI: 75%, pelas contas da prefeitura.

No entanto, segundo os cálculos feitos por A VOZ DA SERRA, o total informado pela prefeitura está equivocado. Conforme informou a prefeitura no Diário Oficial eletrônico, em que a média da semana é calculada através da soma de todos os dias da semana divididos por sete, o total da enfermaria deveria ter sido 48,34% e UTI,  77,01%.

Avanço da pandemia 

Segundo o mais novo boletim divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo no início da noite desta sexta-feira, 17, o município registra até então 822 casos confirmados de coronavírus e 50 óbitos. Do total de infectados, 189 são profissionais de saúde, com um óbito. Os dados mostram o avanço da Covid-19 no município.

Nova Friburgo contabiliza ainda outros 75 casos suspeitos de coronavírus. Do total, 44 pacientes estão em casa aguardando resultado, 26 estão internados e há ainda cinco óbitos em investigação. Ao todo, o município registra ainda 1.677 casos descartados e 372 pacientes já recuperados.

De acordo com a tabela da taxa de ocupação dos leitos destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com coronavírus, nesta sexta-feira, a taxa total de ocupação dos leitos de enfermaria era de 49,2% e a de UTI, 75%. Nos leitos de UTI destinados no combate ao coronavírus, o Hospital Municipal Raul Sertã estava com 100% de ocupação; o Hospital Unimed, 50%; São Lucas, 66,6% e o Serrano, 100%.

 

 

LEIA MAIS

Informações são do mais novo Boletim Coronavírus emitido semanalmente pela prefeitura

Imunizante deverá ser aplicado em três doses

Todos os pacientes eram idosos com mais de 70 anos e doentes crônicos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra