Depois de dias muito secos em Nova Friburgo, a sexta-feira, 16, começou com nuvens carregadas e chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo chuvoso deve permanecer durante este fim de semana, com mínima de 6 graus e a máxima entre 17 e 19 graus.
Além da frente fria, há previsão de mais instabilidades em altitude que poderão reforçar as chuvas, que serão potencializadas no Estado do Rio de Janeiro, com acumulados bastante expressivos de acordo com o Climatempo. Para a Região Serrana há previsão de chuva muito volumosa. Os acumulados poderão ultrapassar 100 milímetros, pois a chuva deverá ser persistente. Por isso, há alerta para enchentes e alagamentos, não se descartando o risco de deslizamentos de encostas.
Alerta da Rota 116
Os motoristas devem redobrar a atenção ao circular pela RJ-116, estrada que é o principal acesso a Nova Friburgo para quem vem do Rio e Região Metropolitana. Com a previsão de chuvas em todo o trecho de concessão, há um maior risco de acidentes devido à pista molhada. De acordo com a concessionária Rota 116, na manhã desta sexta-feira, 16, um caminhão saiu da pista na altura do quilômetro 132, em Cordeiro.
Comunicado da Defesa Civil
De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Evi Gomes da Silva, a previsão é de chuva fraca a moderada para este fim de semana. Até a tarde desta sexta-feira, 16, nenhuma ocorrência foi registrada por conta do mau tempo. O secretário ainda destacou que a chuva veio em boa hora pois está ajudando no trabalho de combate aos incêndios, já que a cidade vem sofrendo bastante com isso nos últimos dias.
Primavera está batendo na porta
A primavera começa todos os anos entre os dias 22 e 23 de setembro e acaba entre 21 e 23 de dezembro. Assim, esta estação inicia-se logo depois do inverno e termina com a chegada do verão, surgindo daí o significado do seu nome. A palavra primavera tem origem no latim primo vere, que significa "antes do verão".
Conhecida como a estação das flores, porque várias flores desabrocham nessa época do ano tornando as paisagens mais bonitas, na primavera o clima costuma ser bastante agradável. Entre as características da primavera estão: temperatura amena; maior incidência de chuvas, já que o aumento do calor provoca também o aumento da umidade, fazendo com que chova mais vez na primavera; paisagem florida; e dias e noite com a mesma duração.
Para a maior parte das regiões brasileiras, a primavera costuma ser marcada pelo aumento gradativo de calor. Assim, embora nem sempre aconteça dessa forma, inicialmente com uma temperatura amena, o calor vai aumentando ao longo da primavera até chegar o verão.
Com o aumento da temperatura, a umidade também aumenta e ocorrem mais chuvas. A primavera brasileira também é marcada pelo fenômeno climático El Niño. Com uma frequência entre dois a sete anos, ele intensifica as chuvas no Centro-Sul. (Com informações do Climatempo, Inmet e Toda Matéria)
Deixe o seu comentário