O período de matrícula para novos alunos na rede estadual de ensino começa nesta quinta-feira, 13. Ao todo, são mais de 1.200 escolas com oportunidades para Escolas de Novas Tecnologias (E-Tecs), Interculturais, Cívico-militares e de Itinerários de Formação Técnica e Profissional e outras. A primeira fase de matrícula será online e vai atender os alunos que desejam ingressar na rede estadual, mudar de escola ou que perderam a renovação.
O prazo das inscrições vai até o dia 6 de dezembro. Os interessados deverão acessar o site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula na escola.
No ato da inscrição, o candidato pode escolher, no mínimo, duas escolas de sua preferência, sendo que é necessário ter no mínimo três opções e no máximo oito opções na combinação de escola/curso/série/turno.
Critérios
A Secretaria estadual de Educação (Seeduc-RJ) esclarece que a 1ª fase da matrícula não acontece por ordem de inscrição. Os estudantes são alocados obedecendo aos seguintes critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente, e nesta ordem:
1 - Preferência à pessoa com deficiência
2 - Preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos
3 - Permanência na Rede Pública de Ensino
4 - Preferência de irmãos na mesma unidade escolar
5 - Proximidade da residência
6 - Em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo
O resultado da alocação da Primeira Fase da Matrícula (Pré-Matrícula) será divulgado no site Matrícula Fácil, a partir de 18 de dezembro. O candidato poderá realizar a consulta individual do resultado da alocação no próprio site da matrícula, selecionando a opção “Consulte a sua Inscrição”.
O responsável – ou o aluno maior de 18 anos – deverá, então, comparecer à escola, no período de 19 a 26 de janeiro de 2026, e realizar a confirmação da matrícula. A Ficha de Conclusão da Inscrição informará a documentação necessária a ser apresentada no momento da Confirmação de Matrícula na escola onde o candidato for alocado.

Deixe o seu comentário