Detran já fez mais de 300 mil provas práticas com reconhecimento facial

A novidade tecnológica permite o reconhecimento facial - substituindo a biometria.
quarta-feira, 30 de agosto de 2023
por Henrique Amorim
(Foto: Divulgação/DETRAN-RJ)
(Foto: Divulgação/DETRAN-RJ)

Para dar mais segurança e rapidez ao processo de primeira habilitação de motoristas no Estado do Rio de Janeiro, o setor de Aprendizagem do Detran.RJ passou a utilizar, em fevereiro deste ano, tablets em áreas de provas práticas. A novidade tecnológica permite o reconhecimento facial  - substituindo a biometria - e o registro do resultado das provas em tempo real.

Desde a implantação, há cerca de seis meses, já foram realizadas, em 40 áreas de exames de todo o Estado do Rio, 313 mil provas práticas com auxílio dessa tecnologia, que possibilita a transferência dos resultados de forma online.

“Além de reduzir a possibilidade de fraudes, o uso do tablet permite que o resultado do exame seja transferido em tempo real, agilizando a emissão da carteira de habilitação”, ressalta o presidente do Detran-RJ, Marcus Amim. O novo procedimento permite que o candidato aprovado tenha acesso à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de forma digital, em cerca de três dias, no Posto Digital do Detran (no site www.detran.rj.gov.br) ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

O documento físico (CNH em papel) continuará a ser emitido pelo departamento em 15 dias, em média. A novidade tecnológica está sendo utilizada também para agilizar outros serviços de Habilitação, como adição e mudança de categoria.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: