Para dar mais segurança e rapidez ao processo de primeira habilitação de motoristas no Estado do Rio de Janeiro, o setor de Aprendizagem do Detran.RJ passou a utilizar, em fevereiro deste ano, tablets em áreas de provas práticas. A novidade tecnológica permite o reconhecimento facial - substituindo a biometria - e o registro do resultado das provas em tempo real.
Desde a implantação, há cerca de seis meses, já foram realizadas, em 40 áreas de exames de todo o Estado do Rio, 313 mil provas práticas com auxílio dessa tecnologia, que possibilita a transferência dos resultados de forma online.
“Além de reduzir a possibilidade de fraudes, o uso do tablet permite que o resultado do exame seja transferido em tempo real, agilizando a emissão da carteira de habilitação”, ressalta o presidente do Detran-RJ, Marcus Amim. O novo procedimento permite que o candidato aprovado tenha acesso à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de forma digital, em cerca de três dias, no Posto Digital do Detran (no site www.detran.rj.gov.br) ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
O documento físico (CNH em papel) continuará a ser emitido pelo departamento em 15 dias, em média. A novidade tecnológica está sendo utilizada também para agilizar outros serviços de Habilitação, como adição e mudança de categoria.
Deixe o seu comentário