Defesa Civil Municipal fará testes nas sirenes neste sábado

Proximidade do período de chuvas fortes redobra cuidados na áreas com riscos de deslizamentos e enchentes
quinta-feira, 25 de novembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Sirene de alerta-alarme instalada em  área de risco de Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Sirene de alerta-alarme instalada em área de risco de Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

Com a proximidade do período típico de chuvas fortes, serão redobrados mais uma vez os cuidados na áreas com riscos de deslizamentos de encostas e enchentes em Nova Friburgo. Por isso, a Secretaria Municipal de Defesa Civil planejou para este sábado, 27, um teste em todas as sirenes de alerta-alarme instaladas nas áreas de risco. A ação acontecerá às 10h quando os equipamentos serão acionados com verificação da eficácia dos sinais sonoros e mensagens de alerta à população do entorno. 

Até há alguns meses esses testes vinham sendo realizados todos os dias 10 de cada mês, sempre às 10h com acionamento das sirenes e a veiculação da mensagem de alerta aos moradores para desocuparem suas casas de forma ordeira e se dirigirem ao ponto de apoio mais próximo para buscarem abrigo temporário devido a probabilidade de chuvas moderadas a fortes com riscos de deslizamentos ou enchentes e também com o aviso de volta à normalidade. 

A Defesa Civil lembra sempre que a população deve ficar atenta às mensagens veiculadas através das sirenes que só serão acionadas em caso de necessidade com a confirmação da possibilidade de fortes chuvas a partir de alertas dos órgãos responsáveis. As sirenes de alerta-alarme foram instaladas em Nova Friburgo pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a prefeitura após a tragédia climática de janeiro de 2011. 

 

LEIA MAIS

Defesa Civil registrou 16 ocorrências como quedas de árvores e destelhamentos, sobretudo em Olaria, Cônego e Cascatinha

Ainda deve chover e ventar em Friburgo na noite desta quarta, mas sol pode voltar já nesta quinta

Cada cor respeita uma ordem de floração, que pode ocorrer de forma alterada a cada ano, dependendo do clima

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 77 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima