Covid-19: Secretaria de Saúde reforça importância de fazer o teste

Procedimento deve ser feito somente se a pessoa estiver com sintomas gripais por três dias seguidos ou mais
sexta-feira, 20 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Com o recente aumento de casos de gripe registrados nas unidades de saúde de Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu nesta semana um comunicado através das redes sociais da prefeitura orientando a população sobre a importância de se submeter ao teste da Covid-19. O procedimento, no entanto, deve ser feito somente se a pessoa estiver com sintomas gripais por três dias seguidos ou mais. “Se você está com febre, tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal, dor de cabeça, dor de garganta ou está com dificuldades no olfato ou paladar há, no mínimo, três dias, faça o teste de detecção da covid-19”, destaca o comunicado.

A testagem ocorre no laboratório do posto de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 15h. Já às terças-feiras, das 10h às 15h, devido a rotina laboratorial deste dia. O Hospital Municipal Raul Sertã só realiza o teste em casos graves, por isso, a população só deve ir ao hospital se estiver com sintomas fortes, evitando a circulação no ambiente hospitalar.

Lembre-se ainda de estar com a vacinação contra o coronavírus em dia. As doses, inclusive a bivalente, estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, nas salas de vacinação dos postos do Suspiro; Tunney Kassuga, no bairro Olaria; Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira; José Copertino Nogueira, em São Geraldo e Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino. Para se vacinar, basta apresentar um documento com foto, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta de vacinação para atualização. 

Nesses mesmos locais também continuam sendo aplicadas as doses contra o vírus Influenza, causador da gripe. As vacinas contra a Covid e a gripe podem ser aplicadas no mesmo dia. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: