Conjunção Vênus-Júpiter, visível a olho nu, chega ao ápice neste sábado

Melhor observação, se o sol reaparecer como previsto, será nas primeiras horas da manhã de domingo
sexta-feira, 29 de abril de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A conjunção fotografada no Caledônia por Vagner Moraes
A conjunção fotografada no Caledônia por Vagner Moraes

O sol lindo dos últimos dias não deve se repetir neste fim de semana em Nova Friburgo. A passagem de uma frente fria deve deixar o tempo fechado e chuvoso na cidade neste sábado, 30, mas o sol deve reaparecer no domingo, 1º de maio, mesmo entre nuvens. A mesma previsão vale para as regiões litorâneas, onde o tempo deve ficar bem mais aberto no domingo.

As temperaturas caem, mas já voltam a subir.. Só que  o calor pode estar com dias contados: o Climatempo previu queda acentuada de temperatura  para o final da primeira semana de maio e mais ar frio no início da  segunda quinzena, que promete ser fria em grande parte do Centro-Sul do Brasil.

Conjunção Vênus-Júpiter

Se o tempo colaborar, vai ser possível avistar os planetas Vênus e Júpiter parecendo mais pertinho do que nunca um do outro, apesar de estarem distanciados milhões de quilômetros de distância. O ápice da aproximação, que já vem sendo observada há dias, será  por volta das 16h de sábado, 30. E as primeiras horas da manhã de domingo proporcionarão as melhores oportunidades de visualização, sem  telescópio.

A conjunção Vênus-Júpiter acontece uma vez por ano, mas desta vez os dois planetas aparecerão significativamente mais próximos do que normalmente, disse Patrick Hartigan, professor de física e astronomia da Universidade de Rice, em Houston. Ele explicou à CNN Brasil que a última vez que os dois planetas estiveram mais próximos do que agora foi em agosto de 2016, mas  foi mais difícil de ver por estarem próximos do Sol.

Nas noites que antecedem a conjunção, a lua se tornará lentamente menos visível, à medida em que transita para uma Lua Nova neste sábado.

Como Marte e Saturno se alinharão ao norte de Vênus e Júpiter, astrônomos poderão observar os quatro planetas.

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima