Comércio está autorizado a funcionar neste feriado

Empresas precisam homologar termo de adesão à convenção coletiva
segunda-feira, 15 de maio de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Em razão de acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio, as lojas de Nova Friburgo ganharam permissão para abrir nesta terça-feira, 16, aniversário da cidade. Para funcionar, as empresas devem oficializar termo de adesão à convenção coletiva da categoria junto aos dois sindicatos.

O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, acentua que o acordo objetiva dar liberdade aos empresários para decidirem o melhor para os seus negócios, desde que cumpram as deliberações do instrumento coletivo referentes aos direitos trabalhistas dos comerciários.

“O sindicato patronal e o sindicato laboral concordam sobre a necessidade de oferecer às empresas a opção de abertura nos feriados, mas fazem questão de que elas reforcem o compromisso de seguir o que prevê nossa convenção quanto às garantias dos empregados. Daí a importância da assinatura do termo de adesão”, salienta.

Braulio Rezende lembra que a convenção coletiva estabelece que o procedimento seja adotado igualmente para ampliação do expediente perto de datas especiais, como dias das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e Natal. 

“A validação do termo, que ocorre em ambos os sindicatos, é fácil e muito simples. Cada feriado exige um termo de adesão. Já para estender horário um único documento tem vigência no período inteiro”, acrescenta ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: