Com tecnologia em alta no mercado, Senai lança novo curso online

Inscrições estão abertas. Alunos serão capacitados para atender às exigências da Indústria 4.0
sexta-feira, 22 de janeiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Paula Johas
Foto: Paula Johas

Com o avanço da tecnologia e as mudanças na dinâmica no mundo do trabalho impostas pela pandemia a Covid-19, muitas empresas já apostam no processo de automatização e digitalização dos negócios. A indústria 4.0 mudou o mercado, gerou novas demandas de formação e perfil e, tornou algumas profissões promissoras. Por isso, trabalhadores qualificados nas áreas tecnológicas serão mais exigidos e terão oportunidades para ingressar no mercado de trabalho nos próximos anos.

Atenta a essas novas possibilidades e ao crescente número de empresas da região que enfrentam o atual processo de transformação, o Senai Nova Friburgo lançou um novo curso técnico em informática. Nesta especialização, o aluno aprende o desenvolvimento de softwares, montagem e manutenção de computadores, instalação e configuração de servidores e serviços de redes — um universo de possibilidades, já que a tecnologia está relacionada aos processos de inovação que ocorrem na sociedade e na indústria.

Segundo Márcio José da Silva, técnico em educação do Senai Nova Friburgo, a demanda das empresas locais por profissionais cada vez mais tecnológicos obriga uma mudança no perfil do trabalhador local. “A tecnologia já invadiu os processos industriais e o mundo do trabalho. Por isso, quem quer se manter alinhado com as tendências do futuro precisa dominar as ferramentas de informática, conhecer a linguagem de programação e saber montar redes industriais”, explica. “Em qualquer profissão, tecnologia e inovação serão as palavras-chave para o mundo pós-pandemia” completa Silva.

No novo curso técnico em informática do Senai serão oferecidas 40 vagas com carga horária de 1.200 horas, o equivalente a um ano e meio de estudos. Ao longo do ano letivo, as 20 horas semanais exigidas serão divididas em dez horas para o autoestudo, quando o aluno se dedica ao estudo individual na plataforma; seis horas (três vezes por semana) para aulas online com instrutor e com a turma; e quatro horas (dois dias por semana) voltadas para tutoria, quando o instrutor tira dúvidas com cada aluno. O uso de laboratórios e oficinas ficará para o segundo semestre de 2021. As aulas terão início em 3 de fevereiro. As matrículas devem ser feitas até a mesma data no site  https://www.firjansenai.com.br/cursorio/portal/index.php, onde constam os valores das mensalidades.   

 

LEIA MAIS

Professores farão o acompanhamento acadêmico dos cursos de graduação à distância oferecidos

No comércio de Friburgo vários cartazes nas portas das lojas avisam sobre demanda neste período

Mesmo com desapropriação do espaço pelo município, para virar escola, UCP segue ofertando cursos EAD

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra