Com tecnologia em alta no mercado, Senai lança novo curso online

Inscrições estão abertas. Alunos serão capacitados para atender às exigências da Indústria 4.0
sexta-feira, 22 de janeiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Paula Johas
Foto: Paula Johas

Com o avanço da tecnologia e as mudanças na dinâmica no mundo do trabalho impostas pela pandemia a Covid-19, muitas empresas já apostam no processo de automatização e digitalização dos negócios. A indústria 4.0 mudou o mercado, gerou novas demandas de formação e perfil e, tornou algumas profissões promissoras. Por isso, trabalhadores qualificados nas áreas tecnológicas serão mais exigidos e terão oportunidades para ingressar no mercado de trabalho nos próximos anos.

Atenta a essas novas possibilidades e ao crescente número de empresas da região que enfrentam o atual processo de transformação, o Senai Nova Friburgo lançou um novo curso técnico em informática. Nesta especialização, o aluno aprende o desenvolvimento de softwares, montagem e manutenção de computadores, instalação e configuração de servidores e serviços de redes — um universo de possibilidades, já que a tecnologia está relacionada aos processos de inovação que ocorrem na sociedade e na indústria.

Segundo Márcio José da Silva, técnico em educação do Senai Nova Friburgo, a demanda das empresas locais por profissionais cada vez mais tecnológicos obriga uma mudança no perfil do trabalhador local. “A tecnologia já invadiu os processos industriais e o mundo do trabalho. Por isso, quem quer se manter alinhado com as tendências do futuro precisa dominar as ferramentas de informática, conhecer a linguagem de programação e saber montar redes industriais”, explica. “Em qualquer profissão, tecnologia e inovação serão as palavras-chave para o mundo pós-pandemia” completa Silva.

No novo curso técnico em informática do Senai serão oferecidas 40 vagas com carga horária de 1.200 horas, o equivalente a um ano e meio de estudos. Ao longo do ano letivo, as 20 horas semanais exigidas serão divididas em dez horas para o autoestudo, quando o aluno se dedica ao estudo individual na plataforma; seis horas (três vezes por semana) para aulas online com instrutor e com a turma; e quatro horas (dois dias por semana) voltadas para tutoria, quando o instrutor tira dúvidas com cada aluno. O uso de laboratórios e oficinas ficará para o segundo semestre de 2021. As aulas terão início em 3 de fevereiro. As matrículas devem ser feitas até a mesma data no site  https://www.firjansenai.com.br/cursorio/portal/index.php, onde constam os valores das mensalidades.   

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra