Climatempo prevê um verão bem chuvoso

Novembro termina ainda sob chuvas e dezembro já começa com tempo instável
terça-feira, 24 de novembro de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Climatempo prevê um verão bem chuvoso

Esqueça a sunga e o biquíni e invista mais em novos modelitos de sombrinhas e guarda-chuvas. A menos de um mês do início do verão, que começa em 21 de dezembro às 7h02, a previsão do Instituto Climatempo é que a estação mais quente do ano será bem chuvosa. O motivo é a influência do fenômeno meteorológico La Niña, que é o resfriamento das águas do Pacífico, responsável pelas chuvas volumosas deste novembro. 

As chuvas que dominaram em novembro devem persistir até o fim do mês, segundo as previsões do Climatempo. Os meteorologistas preveem sol pleno no domingo, 29, mas será por pouco tempo: dezembro já começa com tempo novamente instável.

A tendência, no entanto, é de enfraquecimento do La Niña na segunda quinzena de dezembro. Ainda assim, a presença do La Niña, mesmo enfraquecido, deve facilitar a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) durante o verão - o famoso canal de umidade que desce da Amazônia em direção ao Sudeste. A ZCAS é, segundo os meteorologistas, um dos principais sistemas meteorológicos que provocam chuva abundante durante o verão no Brasil.

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima