Chuvas devem continuar até o carnaval, prevê Climatempo

Verão só deve ser sentido em Friburgo em março, perto de acabar
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Chuvas devem continuar até o carnaval, prevê Climatempo

Chuva, pouco suor e muita cerveja: nas previsões do Instituto Climatempo, o carnaval friburguense tem grande chance de ocorrer sob mau tempo. O verão só deve começar perto de terminar, em março, quando as chuvas devem dar uma trégua no Estado do Rio. Ainda são esperados altos volumes de chuva no Espírito Santo e em Minas Gerais.

Segundo a análise climatolóigica do instituto, o verão 2019/ 2020 está sem a influência do El Niño e e de La Niña, fenômenos oceânicos-atmosféricos que ocorrem na porção central e leste do Oceano Pacífico equatorial e que alteram os padrões de chuva e na temperatura do Brasil e de outros países da América do Sul. Tecnicamente, este verão é de neutralidade no Pacífico Equatorial, passando a ganhar mais importância a temperatura da água do Oceano Atlântico Sul, que banha toda a costa leste do Brasil, do Uruguai e da Argentina.

A situação da temperatura do Atlântico Sul está muito favorável à formação de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), um canal de umidade que desce da Amazônia e explica as chuvas volumosas no Sudeste desde a virada do ano. Além disso, o ponto de parada das frentes frias está no Rio de Janeiro (descontinuidade de TSM - temperatura superficial da água do mar), facilitando a ocorrência de chuvas no Sudeste.

 

LEIA MAIS

Estação meteorológica de Salinas registrou 2,3 graus na madrugada desta segunda

“É uma escola em fase de recuperação e superação”, diz comunicado da roxo e branco no Facebook

Melhor período de observação começa nesta sexta, mas atinge seu ápice entre domingo e quarta, quando previsão é de nuvens no céu

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima | carnaval