Chuva chega para aliviar estiagem e queimadas, mas deve durar pouco

Climatempo prevê sol para o primeiro fim de semana da primavera, que começa nesta terça
segunda-feira, 21 de setembro de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Chuva chega para aliviar estiagem e queimadas, mas deve durar pouco

Chegou, com um sentimento geral de alívio, a esperada chuva prevista para este domingo, 20, em Nova Friburgo, dando uma trégua em quase um mês de estiagem e vários focos de incêndios nas matas. 

Para a alegria de muitos, o mau tempo deve continuar nesta segunda-feira, 21, Dia da Árvore, e também nesta terça, 22, chegada oficial da primavera. O tempo deve voltar a melhorar ao longo da semana e, nas previsões do Climatempo, o fim de semana deve ser ensolarado.  

Pancadas de chuva são esperadas neste início de semana, especialmente no fim da tarde e à noite. A temperatura caiu bastante em relação aos últimos dias.

Até quarta-feira o estado inteiro segue em alerta para temporais. O predomínio será de céu nublado e chuva a qualquer momento.

A primavera de 2020 começa às 10h31 desta terça e vai até as 7h02 de  21 de dezembro, início do verão. A palavra primavera vem do latim “primo vere” (primeiro verão).  

Este ano a primavera estará sob efeito do La Niña (resfriamento das águas do Oceno Pacífico, na altura da Linha do Equador). O fenômeno, no entanto, está se apresentando fraco e de curta duração.

Desde o início do mês, as águas do Pacífico Equatorial Leste estão com temperaturas abaixo da média, o que modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta.

No Sudeste do Brasil, La Niña deve fazer com que a primavera seja um pouco mais fria e chuvosa do que o normal. La Niña também facilita a formação de canais de umidade da Amazônia para o Sudeste, provocando mais chuvas em estados como o Rio de Janeiro.

Veja, na galeria abaixo, fotos de árvores de Nova Friburgo, clicadas por Henrique Pinheiro:

LEIA MAIS

Nebulosidade possivelmente frustrará observação de meteoros do cometa Halley, prevista para a madrugada desta terça

Objetivo foi discutir melhorias administrativas e operacionais nas unidades de Teresópolis, Friburgo e Paracambi, no contexto das chuvas de verão

Entenda o que provocou o bloqueio atmosférico conhecido como “bafo do dragão” que contribuiu para temperaturas altas recordes no início desta primavera

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima