Centro Excursionista Friburguense completa 86 anos de atividades

Entidade é uma das maiores incentivadoras e divulgadoras do montanhismo
terça-feira, 13 de julho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Os Três Picos vistos do Pico do Caledônia (Foto: Alan Andrade/ AVS)
Os Três Picos vistos do Pico do Caledônia (Foto: Alan Andrade/ AVS)

Cercada por belas cadeias de montanhas e paisagens incríveis, Nova Friburgo é um município de grande importância no circuito de montanhas do Brasil. Além dos inúmeros atrativos naturais, é berço do segundo clube de montanhismo mais antigo do Brasil, o Centro Excursionista Friburguense. Neste mês, a entidade completa 86 anos de incentivo ao montanhismo, aliado à preservação e educação ambiental. 

Cada vez mais, o turismo de natureza vem ganhando espaço. A oportunidade de praticar atividades ao ar livre, manter o contato com o verde e curtir belas paisagens faz de Nova Friburgo um dos principais destinos dentro deste segmento. No município estão localizadas as duas montanhas mais altas da Serra do Mar – cadeia montanhosa do relevo brasileiro que se estende por aproximadamente 1.500 quilômetros, desde o estado do Rio de Janeiro até o norte do estado de Santa Catarina, que são o Pico Maior dos Três Picos, com 2.366 metros, e o Pico da Caledônia, 2.257 metros.

O Centro Excursionista Friburguense é um dos maiores incentivadores e divulgadores do montanhismo, que é uma atividade já muito praticada na região, mas que precisa, cada vez mais e sempre, ser explorada de forma consciente, ordenada e sustentável. Segundo a secretária municipal de Turismo de Nova Friburgo, Maria Angélica Rocha, o município é um paraíso para a prática do montanhismo e de várias outras atividades outdoor. 

"A atuação do Centro Excursionista Friburguense é fundamental para o desenvolvimento sustentável e responsável do turismo de montanha em nossa cidade. Seguimos juntos nessa caminhada pela prática do montanhismo consciente e pela preservação dos nossos atrativos naturais", observa a secretária. 

O Centro Excursionista

O Centro Excursionista Friburguense é uma entidade social sem fins lucrativos, de utilidade pública, fundada em 20 de julho de 1935. Oferece uma vasta programação direcionada ao montanhismo em diversos locais do Brasil e eventualmente no exterior. Sempre preocupado com a preservação do meio ambiente, o Centro Excursionista realiza diversas ações de preservação e educação ambiental, como a campanha permanente “Traga seu lixo de volta”. 

Administrado por uma diretoria composta por alguns de seus membros (cefistas), a entidade se mantém basicamente pela contribuição de seus associados, sendo o valor arrecadado utilizado na manutenção e melhoria da entidade, bem como na aquisição de material para as atividades.

Interessados em se associar ao Centro Excursionista podem se inscrever pelo formulário digital: https://forms.gle/4X92CmjJc2sYrcPx8. O Centro Excursionista Friburguense também está no Instagram: @cefriburguense1935.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra